Brasil - isenção de vistos - turistas estrangeirosRio de Janeiro deve ser um dos mercados mais beneficiados

Após o anúncio da isenção de vistos para alguns países, boas expectativas tomaram conta do turismo nacional. Como previam alguns especialistas e o próprio governo, com a medida, a busca de estrangeiros pelo Brasil deve aumentar. Os dados são da Kayak, empresa subsidiária da Booking Holdings.

Segundo o estudo, existe a possibilidade de que a procura tenha crescimento de até 36% entre os visitantes das nacionalidades contempladas – EUA, Japão, Canadá e Austrália. O resultado está alinhado a um pensamento geral do trade, que aparece principalmente na indústria paulista.

Para Vinicius Lummertz, secretário estadual do Turismo, a ação deve beneficiar São Paulo na medida que tiver o mesmo impacto do e-Visa. “Quando atuava no MTur, vi o quanto a liberação de vistos eletrônicos para os mesmos países fortaleceu o turismo. O aumento, nesse caso, foi de 40% no volume de vistos pedidos”, diz. “Se continuar nessa linha, a isenção deve melhorar mais ainda a situação”, complementar o executivo.

Partilhando do mesmo sentimento, a FecomercioSP se pronunciou sobre o assunto e manteve o tom otimista. Para os representantes da entidade, a medida deve quadruplicar o número de turistas norte-americanos. A decisão passa a valer a partir de 17 de junho.

Brasil: a pesquisa

O estudo foi feito na base de dados do Kayak no dia 21 de março, considerando voos saindo de todos os aeroportos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália com destino ao Brasil, independente de qual aeroporto. Para identificar o aumento, as médias diárias de buscas de 1 a 15 e 18 a 20 de março de 2019 é comparada. 

Individualmente, o aumento de buscas pelo Brasil foi de 36% na Austrália; 33% nos EUA; 19% no Canadá e 4% no Japão.

(*) Crédito da foto: Raphael Nogueira/Unsplash