Com 42 anos de trajetória, a Realgems está promovendo a renovação completa dos uniformes de seus colaboradores. Mais do que uma mudança visual, a iniciativa faz parte do compromisso da empresa com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.
Para garantir o descarte adequado das peças antigas, a Realgems firmou parceria com a Uniformes do Bem, organização que transforma uniformes usados em novos itens, de forma descaracterizada e com impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade. A primeira coleta já foi realizada, com o envio de cinco caixas de uniformes antigos, e o processo seguirá nos próximos meses.
A logística da troca é simples e consciente: a entrega dos novos uniformes acontece mediante a devolução dos antigos, com o setor de Recursos Humanos atuando como ponto de coleta. Até o momento, cerca de 90% dos colaboradores já receberam os novos modelos, que apresentam uma identidade visual atualizada e mais alinhada à cultura da empresa. Segundo informações da organização, todos os resíduos são desfibrados e transformados em novos produtos: cobertores, estopas, mantas automotivas, refil para Mop entre outros.
“Para nós da Uniformes do Bem é uma imensa satisfação fecharmos essa parceria junto à Realgems para reciclagem de uniformes e EPIs. Caminhamos alinhando as questões ambientais por meio da Economia Circular dos resíduos e ações sociais por meio da geração de renda para pessoas em alta vulnerabilidade social e doação dos cobertores para projetos que se dedicam a promover qualidade de vida aos seus acolhidos. Tudo isso só é possível graças às parcerias formadas e juntos conseguimos ir mais longe”, destaca Thâmara de Lima, gestora da Uniformes do Bem.
Responsabilidade social
Além do compromisso ambiental, a parceria com a Uniformes do Bem também valoriza a responsabilidade social em cada etapa. Antes de qualquer doação, a organização realiza um rigoroso processo de homologação dos espaços beneficiados: visita os projetos, verifica a idoneidade da instituição, conhece a infraestrutura, as condições de habitação, o tratamento oferecido aos acolhidos e toda a equipe multidisciplinar envolvida.
A vivência com os acolhidos e a escuta ativa são partes fundamentais desse processo, garantindo que cada ação respeite as histórias individuais e o propósito de cada iniciativa. O objetivo é dar visibilidade a esses projetos, incentivar o engajamento de empresas parceiras e assegurar que as doações realmente contribuam para fortalecer o trabalho social, sem explorar a vulnerabilidade dos atendidos.
“A sustentabilidade também está presente nos mínimos detalhes: não há uso de água em nenhuma fase do processo de reaproveitamento dos uniformes, e até os aviamentos, como botões, zíperes e ilhós, são reciclados, reforçando o compromisso com a economia circular e o impacto positivo em toda a cadeia”, completa Thâmara.
A renovação dos uniformes da empresa gerou impactos que vão além da sustentabilidade ambiental. Internamente, a mudança fortaleceu o engajamento dos colaboradores, aumentou o senso de pertencimento e o orgulho em fazer parte da equipe.
“Mais do que renovar o visual, essa ação reafirma valores que são essenciais para a Realgems: cuidar das pessoas, inovar com consciência e contribuir ativamente para um futuro mais sustentável”, reforça Jorge Carvalho de Oliveira Jr, diretor presidente da companhia.
A Realgems segue investindo em iniciativas que valorizam seus colaboradores e promovem práticas alinhadas aos princípios de ESG e responsabilidade social corporativa.
Mais informações sobre o projeto Uniformes do Bem estão disponíveis no link.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Realgems