Com as incertezas do retorno dos eventos e as viagens a trabalho ainda enfrentando certa timidez, o setor de lazer disparou na frente com a retomada. Assistindo ao movimento do turista que busca lugares tranquilos para fugir do confinamento, a rede Kastel aposta em empreendimentos interioranos.

Segundo Felipe Almeida, sócio-fundador e CEO do grupo Kastel Hotéis, a empresa percebeu que, no processo de retomada, os hotéis urbanos e centrais sofreram alguma dificuldade para subir a ocupação. “Em compensação, os hotéis e pousadas que com um pouco mais de tiragem foram aqueles que contavam com uma área verde maior, que trazem esses ingredientes de conexão com a natureza, com o meio rural. Eles acabaram performando melhor no pós pandemia”, analisa.

Para lidar com o novo momento, o hotel precisou rever as metas de 2020 e repensar seus objetivos. “Tivemos que fazer um replanejamento. Vínhamos do melhor momento da empresa quando tudo aconteceu”, contextualiza Almeida. “Durante a pandemia, tivemos que fazer um uma redução nos quadros e passamos por um momento de muita incerteza. Mesmo assim, com a retomada dos últimos dois meses, conseguimos voltar aos planos de crescimento e fechar o ano com 22 unidades”.

Rede Kastel: expansão

Voltado para esse momento com enfoque no interior, a empresa vem crescendo seu portfólio. Entre os novos nomes da lista está o Estâncias Duvivier Hotel, localizado a aproximadamente 20 minutos do Centro de Itaipava (RJ). “É um hotel muito bacana, tem uma área muito grande, mas com um número pequeno de quartos, o que faz com que a experiência do hóspede seja realmente de luxo”, comenta o CEO.

A aposta vem com o novo comportamento do consumidor, que volta a conhecer o Brasil e valoriza viagens e experiências em família. “Por mais que a pandemia passe, muita coisa vai mudar no mercado. Começamos a transformar o nosso foco para lugares que despertam interesse do público local. Em que se tivessem realmente essa visão de uma sintonia com com a natureza, com o meio rural, que é uma tendência para os próximos anos”, explica Almeida.

Outra novidade da rede é o Bomtempo Hotel, localizado em Petrópolis, também no distrito de Itaipava. “É um mini resort muito focado para família, com muitas atividades, além da quadra de tênis. Possui uma estrutura grande de lazer, com arvorismo, tirolesa, espaços infantil, recreação, serviço completo pros restaurantes”, comenta o CEO. “Sempre foi um produto muito completo na região serrana. E a gente vem pra realmente pegar esse empreendimento e aumentar seu consumo”, garante.

rede kastel - empreendimentos interioranos

Estâncias Duvivier Hotel passa a integrar o portfólio da rede

Perspectivas futuras

Ainda pensando em novos investimentos, a rede mira também o Nordeste, aproveitando a volta do interesse do brasileiro para o turismo nacional. Ainda em setembro, a Kastel abriu sua primeira unidade na região . “O Nordeste é uma região que já vem sendo bem explorada há algum tempo, mas que ainda cabe muita coisa. Ela foi uma das grandes beneficiadas com tudo isso que aconteceu”, explica.

Além, é claro, do enfoque nos empreendimentos rurais. Segundo Almeida, a rede acredita em uma grande evolução do setor. “Com as empresas focadas no trabalho remoto, todo mundo começou a trabalhar de casa e as pessoas estão começando a ver que podem trabalhar de qualquer lugar. Então percebemos uma movimentação onde os hóspedes podem passar mais tempo em alguns destinos de uma zona rural, obviamente tendo uma boa estrutura de internet. Os clientes conseguem ter um tempo de lazer e ainda sim exercer seus compromissos de trabalho”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Rede Kastel