InícioNEGÓCIOSMiceSaúde mental e felicidade serão destaques em evento de hospitalidade
Slaviero hospitalidade

Saúde mental e felicidade serão destaques em evento de hospitalidade

Em 2024, mais de 400 mil profissionais foram afastados do trabalho por transtornos mentais, segundo dados do Ministério da Previdência Social. O número expõe as fragilidades do ambiente corporativo quando o tema é saúde mental — que será um dos focos do evento Felicidade & Trabalho, que tem Hubber Clemente, fundador do Afroturismo Hub e articulista do Hotelier News como um de seus idealizadores. As incrições estão abertas no link.

Marcada para o dia 30 de setembro, no InovaBra Auditório, em São Paulo, a primeira edição do evento abordará ainda outros pontos, como:

  • Saúde mental nas organizações
  • Diversidade e inclusão
  • Felicidade no trabalho
  • Iniciativas de segurança
  • NR-1 (Norma Regulamentadora nº1)

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Clemente explica que a proposta da iniciativa é fomentar investimentos e ações em saúde mental por parte dos departamentos de RH (Recursos Humanos) de empresas dos setores de turismo e hospitalidade. “Nós desejamos começar esse movimento para que o ambiente corporativo promova esse acolhimento e bem-estar. Vamos aproveitar que a NR-1 vai entrar em vigor em 2026 para unir essas pautas, de forma que essas práticas colaborem para que a Norma não seja um problema, mas sim uma solução”.

Além de Clemente, o evento ainda conta com Cynthia Soares e Marian Fermino, sócias fundadoras da JOY2B, como organizadoras e mediadoras dos painéis e debates. A iniciativa é um espaço dedicado à troca de experiências, reflexões e inspiração em torno dos pilares que constroem ambientes corporativos mais saudáveis, inclusivos e sustentáveis.

Felicidade e trabalho - interna

Painelistas convidados

A programação do Felicidade & Trabalho contará com três painéis, networking e ativações de apoiadores. Alguns nomes confirmados são:

  • Adrielly Honório: consultora em Diversidade, Equidade e Inclusão, com mais de 16 anos de experiência em RH, cultura organizacional e gestão de pessoas.
  • Antonio Pita: cofundador e COO da Diaspora.Black, startup de impacto presente em mais de 15 países, onde lidera iniciativas voltadas à valorização da cultura negra e à promoção da igualdade racial por meio de experiências turísticas e soluções digitais.
  • Carlos Bernardo: um dos nomes mais reconhecidos na hotelaria brasileira, com mais de 40 anos de atuação em redes internacionais como Accor Hotels, Hilton International e IHG.
  • Cassia Marques: psicanalista, gestora estratégica em Saúde Mental e Comportamental, formada em Marketing, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional, Gestão e Lideranças, atua com desenvolvimento em metodologia própria embasada pela Neurociência, CNV, Inteligência Emocional, análise comportamental.
  • Clarissa Matos: com mais de 22 anos de experiência no mercado corporativo — sendo 13 deles dedicados à consultoria autônoma — é uma profissional com sólida atuação na transformação de culturas organizacionais por meio do desenvolvimento humano.
  • Patrícia Lara Souza: com mais de duas décadas de experiência estratégica em gestão de pessoas, já atuou como HRBP Sênior e Global, liderando projetos transversais e transformadores — do redesenho organizacional a programas de desenvolvimento de liderança.
  • Tiago Gusmão: com mais de cinco anos de atuação no desenvolvimento de crianças e jovens, já impactou diretamente mais de 2 mil vidas por meio de formações, mentorias e projetos transformadores.

Mais informações e inscrições acesse o link.

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito das imagens: Divulgação

Realgems ameneties