STR - dubai novembroMuitos andaimes e hotéis em construção: essa realidade não muda em Dubai 

Mesmo com a demanda crescente, a hotelaria de Dubai vem encontrando dificuldades para elevar a lucratividade. Dados da STR mostram que, em novembro, o aumento da oferta (inventário disponível) pressionou a diária média no emirado, impactando o RevPar. 

Em novembro, a hotelaria de Dubai registrou queda em dois dos três indicadores avaliados. O resultado só não foi pior porque a demanda (room nights vendidos), que subiu 8,9%, continua forte. Ainda assim, como citado, a oferta também expandiu (8,8%), pressionando as tarifas.

Segundo números da Lodginc Econometrics, Dubai tem o maior pipeline do mundo, com 173 projetos confirmados (50 mil quartos). Ou seja, muito provavelmente a hotelaria local ainda viverá com esse quadro de margens mais apertadas nos próximos anos.

STR: indicadores

Analistas da STR observam que, diante desse cenário de intensa competição, hotéis de Dubai enfrentam dificuldades para manter a diária média alinhada com as tendências dos diferentes períodos do ano. 

Em novembro, especificamente, eventos isolados ajudaram um pouco nos resultados. A realização do Dubai Airshow (de 17 a 21), por exemplo, possibilitou uma alta de dois dígitos do RevPar da hotelaria local durante os primeiros três dias do encontro. 

No geral, a ocupação dos hotéis do emirado cresceu 0,1% na avaliação anual, para 84,4%. Diária média e RevPar, por sua vez, cederam 9,3% (para 610,19 dirhams) e 9,2% (para 515,01 dirhams), respectivamente. 

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News