Com 24 anos de hotelaria, David Brito fez sua carreira no setor de hospedagem. À frente do Hot Beach Resort, o executivo parte para uma nova empreitada em 2021 como síndico do Hot Beach Suítes, empreendimento de multipropriedade previsto para abrir as portas ainda este ano. Em entrevista ao Hotelier News, ele fala sobre as expectativas do desafio e as diferenças de gestão entre os dois cargos.

Formado em Administração de Empresas em Curitiba, Brito possui ainda dois MBAs. O primeiro, em Gestão Econômica Estratégica e o segundo, cursado em Hong Kong, voltado para Empreendedorismo. Ele ainda conta com uma formação em coaching, que auxiliou em sua maneira de lidar com os hóspedes no dia a dia na hotelaria.

“Foi algo que me trouxe muito autoconhecimento. Para as relações de consumo foi muito importante. Me fez uma pessoa mais empática do que eu era antes e ainda me deu capacitação em ferramentas comportamentais que utilizamos para analisar executivos”, explica o gerente geral.

Em sua carreira, tem passagens expressivas pela Bourbon Hotéis & Resorts, onde começou como recepcionista. No total, o profissional atuou em 18 unidades da rede contabilizando as duas vezes em que colaborou com a empresa. Para completar, David Brito também possui formação em sindicância profissional, o que lhe deu a oportunidade de assumir o cargo de síndico no empreendimento de multipropriedade.

O executivo ainda é um empreendedor nato, com outros negócios administrados em diferentes setores, além de gerenciar cinco congregações da igreja em que atua. Casado, pai de dois filhos, ele afirma que a hotelaria trouxe grandes noções de empatia e cidadania.

Três perguntas para: David Brito

Hotelier News: A ocupação do Hot Beach Resort vem mantendo resultados positivos nos últimos meses. O empreendimento vai atingir o break even para 2020? E como você resumiria o ano passado para o resort?

David Brito: Falando por mim, pelos proprietários e pela administradora, nesse tripé concordamos que 2020 foi um ano vitorioso diante das circunstâncias. Conseguimos um resultado positivo nos últimos 12 meses, pois diferente de outros empreendimentos, não buscamos nenhum tipo de aporte.

HN: Em 2021, o Grupo Ferrasa inaugura o Hot Beach Suites, empreendimento de multipropriedade. Quais serão as principais diferenças e perfil de público e qual será sua função?

DB: Serei síndico e minha função é fazer a ponte entre administradora, conselho e proprietários, prestando contas seguindo o Código Civil entre outras leis e obrigações. O Hot Beach Suites vai buscar uma fatia que está disponível no mercado, com um público diferente. Acreditamos que nos primeiros dois anos os apartamentos serão ocupados por proprietários, o que tende a diminuir com o tempo e a atividade hoteleira entrará em cena. Como será um prédio com acesso ao parque, o sucesso é garantido. Por se tratar de um modelo diferente de negócios, o empreendimento tende a ser mais satisfatório para todos, pois tem uma proposta de residência. Acredito que este será o primeiro de muitos outros negócios do Grupo.

HN: Como é ser síndico? Como será o seu dia a dia e quais as diferenças em relação a rotina de gerente geral?

DB: Atuo diretamente no dia a dia do empreendimento, mas o que alivia a atividade é o fato de não ter moradores no pool, que é compulsório. Meu trabalho será diário com o conselho, prestando contas, mas teremos eleições a cada dois anos. Procuramos trazer mais profissionalismo para a administração. A diferença para o gerente geral é que o síndico tem que seguir o Código Civil e do ponto de vista legal, se não houver transparência, sanções estão previstas.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News