Talita Silvério - tres perguntas paraTalita: trata-se de um ótimo período para rever propósitos e estratégias de negócio

Apesar da maioria dos empreendimentos estarem ainda com seus spas fechados por recomendações de autoridades de saúde, o turismo de bem-estar aponta como uma das grandes tendências no pós-pandemia. Para Talita Silvério, fundadora e diretora-geral da Amman Consultoria de Spas, o novo momento do mercado é um período de oportunidades para meios de hospedagens reinventarem suas experiências e fomentarem negócios a partir de serviços voltado ao wellness.

“Acreditamos que o turismo de bem-estar está em alta, e será uma oportunidade para o reestabelecimento do setor, quando as atividades econômicas forem retomadas. Em meio a um cenário em que existe uma maior preocupação com aglomerações, especialistas mostram tendências de um turismo menos massificado, o aumento da procura por atividades ao ar livre e maior contato com a natureza, entendemos que o turismo de bem-estar também responde às mudanças sociais atuais”, afirma.

Em 2018, Talita fundou a Amman, inicialmente criada para atender demandas do mercado hoteleiro e suprir carências operacionais identificadas nos empreendimentos como treinamentos e projeto arquitetônico de spas. Hoje, a empresa atua com consultorias para hotéis, clínicas, estabelecimentos comerciais e residências.

Formada em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Administração de Empresas na FGV (Fundação Getulio Vargas), a profissional trabalha há 10 anos no segmento de spas com experiência em gestão e gerenciamento, concepção de planos arquitetônicos, elaboração de protocolos de massagens e terapias, além de capacitação de equipes.

Após cinco anos trabalhando no Grupo L’Occitane e dois no Kyron Spa, Talita decidiu empreender em uma consultoria própria. Além de gerenciar a Amman, ela ainda participa ativamente como diretora de conteúdo da ABES Brasil (Associação Brasileira de Estética e Spa) e possui especialização no mercado de luxo com cursos de Gestão, Marketing, Atendimento e Experiências. Hoje, a empresa possui 80% de seu portfólio voltado ao segmento hoteleiro.

Três perguntas para: Talita Silvério

Hotelier News: Com a crise, como a Amman redesenhou contratos e demandas ao lado dos clientes? 

Talita Silvério: Nos últimos meses, a Amman Consultoria de Spas manteve em andamento projetos que estão em pré-operação, ou seja, que estão em fases iniciais de desenvolvimento de conceito, projeto arquitetônico e elaboração de programas ou terapias, que não envolvem a operação da unidade. Outros que estão em fase de funcionamento foram momentaneamente suspensos e renegociados. A empresa, que já atuava com projetos personalizados e também buscava inovação no quesito bem-estar, está também acelerando suas pesquisas no mercado internacional em busca de soluções que se enquadrem no novo cenário mundial, sem deixar de lado a preocupação com a experiência de hóspedes e clientes. Tratam-se experiências integrativas e alternativas a massoterapia, como o caminho de pedras (reflexologia), cromoterapia, aromaterapia, musicoterapia, entre outras inovações em tratamentos e experiências de bem-estar sem o toque, algumas já parte integrantes dos projetos da Amman. Atualmente, elas atuarão como protagonistas em diversos projetos e pesquisas realizadas pela empresa. O momento pede inovação, e os negócios de destaque serão justamente aqueles que pensarem fora da caixa, desconstruindo conceitos, mas entregando o melhor da experiência.

HN: Em muitos empreendimentos, os spas seguem fechados. Neste novo momento, quais os principais pontos de treinamento os hotéis devem se atentar?

TS: A Amman acredita que os spas têm uma real oportunidade de se reestabelecer como um local seguro e preparado, oferecendo um ambiente impecavelmente limpo e desinfectado, com profissionais altamente treinados para receber seus consumidores. A atenção aos protocolos de higiene, sobretudo em relação à limpeza de espaços compartilhados, se torna quesito indispensável, principalmente para manter a qualidade dos serviços e experiências de qualidade. Com clientes mais exigentes, conectados e interessados em qualidade, comodidade e segurança, sinalizar a atividade de limpeza e organização é imprescindível tanto para proporcionar momentos de bem-estar, quanto para manter sua confiança.

A empresa tem acompanhado todas as tendências de mercado, além das orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), está desenvolvendo junto a seus clientes uma cartilha especial de procedimentos e higienização dos spas, com os mais rigorosos processos de biossegurança. Como esta adaptação é particular e varia conforme as regras impostas pelos seus respectivos estados e órgãos de saúde, está sendo preparada de forma particular, atendendo às necessidades de cada cliente e estabelecimento. 

HN: Na visão da empresa, qual o futuro do bem-estar dentro do setor hoteleiro no pós-pandemia?

TS: Acreditamos que o turismo de bem-estar está em alta, e será uma oportunidade para o reestabelecimento do setor, quando as atividades econômicas forem retomadas. Em meio a um cenário em que existe uma maior preocupação com aglomerações, especialistas mostram tendências de um turismo menos massificado, o aumento da procura por atividades ao ar livre e maior contato com a natureza, entendemos que o turismo de bem-estar também responde às mudanças sociais atuais.

Por meio de tratamentos desintoxicantes ou relaxantes, a ideia é justamente trazer um novo conceito de vida saudável e equilibrada, promover a melhoria das condições físicas e emocionais, e até mesmo reforçar a prevenção de doenças. Uma associação de mente, corpo e espírito, além das nossas relações com o entorno, seja perante a sociedade ou o planeta. O ponto alto do turismo de bem-estar é justamente integrar hábitos e práticas saudáveis, que melhorem a saúde e incentive a transmissão de novos conhecimentos para a vida cotidiana após a experiência. Por isso, explorar o contato com a natureza, os ambientes externos que já fazem parte do seu espaço, ou oferecer serviços individuais e personalizados para cada tipo de cliente, podem se tornar atrativos ao consumidor que terá a intenção de sair de casa pós-pandemia, mas não ter contato com aglomerações.

São atrativos que não precisam necessariamente de um alto investimento, nem da transferência do custo ao cliente potencial. Aromaterapia, musicoterapia, cromoterapia, yoga, meditação, caminhadas ao ar livre, atividades físicas direcionadas, ou até um cardápio de refeições naturais, orgânicas e funcionais, são sugestões que podem ser exploradas e adaptadas ao seu negócio de forma profissional, fazendo com que seu cliente se sinta bem-vindo e especial. Trata-se de um ótimo período para rever propósitos e estratégias de negócio, além de estudar a fundo clientes e como surpreendê-los. Precisamos ser empreendedores e flexíveis, resilientes o suficiente não só para sobreviver, mas também para adicionar profundidade significativa aos nossos serviços. Bem-estar é uma necessidade de todos.

(*) Crédito da foto: Arquivo HN