terça-feira, 29/julho
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Turismo espacial se fortalece nos EUA e Europa

A EOS-X Space, companhia aeroespacial com sede em Madri, anunciou a aquisição da Space Perspective, reforçando seus planos no segmento de turismo espacial de alto padrão. A negociação foi confirmada pelo escritório de advocacia Cremades & Calvo-Sotelo, que representa a empresa europeia. As informações são do Phocuswire.

O negócio marca um novo capítulo para a Space Perspective, que enfrentava dificuldades financeiras e operacionais desde o início do ano. Em fevereiro, a companhia foi despejada de um aeroporto na Flórida e vinha sendo alvo de ações semelhantes por outros proprietários, o que levou à suspensão das comunicações com clientes e ao colapso de acordos com parceiros.

Os valores envolvidos na transação não foram divulgados. A nova gestão também está reavaliando a jornada do cliente deste tipo de turismo e a proposta de valor antes de retomar oficialmente as vendas Antes, os preços por assento ficavam em torno de US$ 125 mil. Os depósitos pagos por clientes estão sob administração judicial, como parte do processo de falência da operação anterior.

Em outubro de 2024, a Space Perspective contava com US$ 100 milhões em financiamento e mais de 1,8 mil reservas. Com o custo de US$ 125 mil por pessoa, cada viagem duraria aproximadamente seis horas e contaria até mesmo com gastronomia premiada com estrela Michelin.

Hotelaria espacial

A relação entre hotelaria e espaço não é nova. Em 1953, Barron Hilton, filho do fundador da Hilton, chegou a idealizar um hotel na lua, com plantas e conceitos inspirados na ficção científica. Embora o projeto nunca tenha saído do papel, a visão de levar hospitalidade além da Terra permaneceu viva e, durante a pandemia, a rede voltou a olhar ao espaço.

A oportunidade surgiu com a Voyager Space, companhia que lidera o projeto da Starlab, futura substituta da Estação Espacial Internacional e que deve entrar em operação até o final da década. Para tornar o ambiente mais atrativo a visitantes e pesquisadores, a Hilton foi convidada a colaborar no design dos módulos habitacionais, levando sua expertise em conforto e bem-estar.

Por outra ótica, também existe a Orbital Assembly Corporation, empresa norte-americana de construção espacial que planeja lançar duas estações com fins turísticos entre 2025 (Pioneer Station) e 2027 (Voyager Station).

Retomada

De acordo com Juan Miguel Olry, representante da EOS-X Space, a nova empresa adquiriu apenas ativos, tecnologias e propriedade intelectual da antiga Space Perspective. O processo ocorreu por meio de um contrato de compra de ativos. “Trata-se de uma operação totalmente nova, com outra gestão. As dívidas e obrigações anteriores estão sendo tratadas na liquidação da companhia original”, afirma.

Apesar do histórico conturbado, a aquisição reacende a perspectiva de retomada. A EOS-X Space pretende manter parte da antiga equipe e acelerar o desenvolvimento operacional da marca. Segundo comunicado oficial, a empresa seguirá com sede e gestão nos EUA, operando de forma autônoma e sob novo nome. Este, no entanto, ainda não divulgado.

“A união entre duas antigas concorrentes representa um avanço histórico para transformar o turismo espacial tripulado em realidade”, afirmou Kemel Kharbachi, CEO da EOS-X Space.

A nova operação contará com um espaço-porto localizado no Kennedy Space Center, na Flórida, e uma unidade de montagem na Califórnia. Ainda não está definido em que área do centro espacial as operações ocorrerão, já que a empresa lida com um processo de despejo movido pela Space Florida, entidade gestora do complexo.

(*) Crédito da foto: Freepik