O turismo brasileiro encerrou o primeiro trimestre de 2025 com faturamento recorde. De acordo com levantamento da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor movimentou R$ 55,4 bilhões nos três primeiros meses do ano. É o maior valor desde o início da série histórica. O recorde anterior era de 2014, quando o total alcançou R$ 52,5 bilhões.
Somente em março, o turismo gerou R$ 18 bilhões, crescimento de 6,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado é o melhor já registrado para o mês desde 2012, mesmo em um cenário de inflação elevada e juros altos. Segundo a FecomercioSP, o bom desempenho tem relação direta com o Carnaval, mas também reflete uma maior formalização do mercado de trabalho, que permite às famílias planejar viagens com mais frequência.

Apesar do encarecimento de alguns destinos, os brasileiros têm buscado alternativas mais acessíveis para manter as férias na agenda. Entre os segmentos que compõem o setor, o de alojamento teve o maior crescimento em março, com faturamento de R$ 2,51 bilhões — alta de 20,2% em relação a 2024.
A elevação foi puxada principalmente por um aumento de quase 16% na diária média dos hotéis. A taxa de ocupação, segundo dados do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), subiu 1,1%.
Outros dados
O transporte aquaviário teve o segundo maior avanço, com alta de 11,5% no período, impulsionado pelos deslocamentos em ferry boats e embarcações similares. Já o transporte aéreo movimentou R$ 4,3 bilhões, crescendo 8,7%. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o número de passageiros transportados e os quilômetros (km) voados bateram recordes. A tarifa média real caiu de R$ 673 para R$ 576, mesmo com uma inflação de passagens de 6,21% no período.
O segmento de alimentação fora do lar faturou R$ 2,7 bilhões, com crescimento anual de 6,2%, impactado tanto pela demanda, quanto pelos custos mais altos de insumos para bares e restaurantes.
Outras áreas também registraram alta: locação de meios de transporte (+5,7%), agências de viagens e operadores turísticos (+2,9%) e atividades culturais, recreativas e esportivas (+1,3%). A única queda foi registrada no transporte rodoviário, com recuo de 1,5%.
Na análise regional, a Bahia liderou os resultados de março, com alta de 20,4% no faturamento do turismo — puxada, novamente, pelo impacto do Carnaval. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (+16,8%) e Ceará (+13,9%).
Outros estados que apresentaram desempenho positivo foram Rio Grande do Norte (+13,2%), Santa Catarina (+12,1%) e Mato Grosso do Sul (+11,7%), indicando expansão consistente do setor em diversas regiões do país.
São Paulo, que representa o maior volume de receita do setor, apresentou alta de 4,8%, totalizando R$ 4,5 bilhões. Por outro lado, Mato Grosso (-9,7%), Roraima (-7,1%) e Rio Grande do Sul (-6,3%) foram os únicos estados com retração no período.
(*) Crédito da foto: Pixabay
(**) Crédito do infográfico: Divulgação/FecomercioSP