Com a movimentação gerada pela Black Friday, o turismo seu terceiro mês consecutivo de crescimento no e-commerce em novembro, sendo este o segundo melhor do ano, atrás apenas de janeiro. Segundo dados do Relatório Setores do E-commerce do Brasil, desenvolvido pela Conversion, as vendas online como um todo tiveram 32 bilhões de acessos no Brasil nos últimos 12 meses considerando sites e aplicativos.
Em relação a outubro, o movimento do e-commerce no Brasil em novembro teve avanço de 10,5%, ocasionado pelo aumento de acessos via web (11,0%) e apps (8,8%). No crescimento setorial consolidado dos últimos 12 meses, o turismo teve alta de 117% em janeiro e de 98% no mês passado.
Repetindo o mesmo feito de julho, a Booking.com aparece como a empresa do segmento de viagens com mais acessos (37,8 milhões) em novembro deste ano.
Dispositivos
De acordo com a pesquisa, 76% dos acessos ao e-commerce são feitos a partir de celulares, reforçando uma tendência cada vez maior entre os brasileiros. Os acessos via mobile formam 54,8% de todos os acessos a e-commerces no Brasil, enquanto os via app totalizam 21,7%.
Os setores com mais acessos via mobile são, Infantil, com 82,2%, Jóias e Relógios, com 80,2% e Calçados, com 75,3%. Por outro lado, os setores com maior acesso via aplicativo são Comidas & Bebidas (40,3%) e Importados e Marketplace, com 35%.
Já 23,5% dos brasileiros acessam e-commerces via desktop. Tablets têm baixa participação e são agrupados nos dados de celular/mobile. No Turismo, 61,3% dos acessos foram via mobile, 23,1% em desktop e 15,6% em aplicativos.
Após o canal direto (49,2%), a busca orgânica é o canal de tráfego mais importante do e-commerce brasileiro, com 25% da audiência.
(*) Crédito da foto: Freepik