terça-feira, 7/outubro
InícioNEGÓCIOSHotel SolutionVisão e liderança marcaram gestão de Luis Lopes na bUP

Visão e liderança marcaram gestão de Luis Lopes na bUP

logo-promo

Após sete anos na direção da bUP Hotels, o empresário Luis Antonio Lopes, 62 anos, encerra sua atuação executiva à frente da operadora franqueada da Accor, que administra 12 hotéis no Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Paranaguá (PR), somando 2,2 mil unidades habitacionais. A transição marca o fim de uma etapa e consolida a empresa como uma das principais administradoras regionais da rede.

A relação de Lopes com a hotelaria começou em 2000, em empreendimentos da Accor. Mais de uma década depois, em 2012, já com sólida experiência empresarial, ele vislumbrou a transformação da gestão dos hotéis construídos pela Galwan Engenharia e administrados pelo asset manager Carlos Bugarim para o modelo de franquia.

“Na época, o Bugarim estava envolvido em diversas obras no Rio e me disse: ‘nem pensar’. Mas, após a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o cenário mudou”, relembra Lopes.

Em 2018, Bugarim o convidou, ao lado de Renata Loureiro, para retomar o projeto. “Eu respondi: ‘só se for agora’. E ali começamos uma parceria sólida”, conta o executivo. A partir daquele momento, as negociações com a Accor se intensificaram, culminando na fundação da bUP Hotels em 2019, oficialmente homologada como operadora franqueada da rede francesa.

Os primeiros meses foram promissores, mas o início da pandemia de 2020 trouxe o maior desafio da empresa. “Tivemos que fechar temporariamente os hotéis, mantendo apenas duas unidades abertas, uma no Rio e outra em Vitória”, recorda.

Durante esse período, Lopes coordenou a reabertura do Mercure Barra da Tijuca, fechado desde 2018, e a integração operacional entre as marcas ibis e Mercure, considerada essencial para viabilizar a retomada das operações. A partir daí, foi implementado um plano estruturado de reabertura dos demais empreendimentos.

Outro marco de sua gestão foi a criação do CSC (Centro de Serviços Compartilhados), idealizado por Lopes e estruturado pela controller Caroline Costa. O modelo centralizou as áreas administrativas, financeiras, comerciais e de revenue management, unificando processos e reduzindo custos. “Essa medida foi determinante para aumentar a eficiência e garantir a padronização das operações”, explica Lopes.

Legado

O executivo afirma que o maior legado de sua trajetória está no time construído ao longo dos anos. “Sem o engajamento de grandes parceiros, que vibraram com energia, ideias e sonhos, nada disso teria sido possível”, destaca.

bUP Hotels - interna
Para Lopes, time é o seu maior legado

Atualmente, a bUP Hotels conta com cerca de 700 colaboradores, e Lopes faz questão de reconhecer o amadurecimento da equipe. “Todos compreenderam a necessidade de serem protagonistas de suas carreiras. Esse crescimento conjunto é, sem dúvida, uma das nossas maiores conquistas.”

Com a transição, Lopes deixa a rotina executiva, mas permanece como franqueado e sócio da bUP, com foco em atividades estratégicas e consultivas. “Ainda não vou colocar a pantufa”, brinca.

Paralelamente, o empresário se dedica à Ascon Systems, empresa que fundou há 30 anos e que atua com soluções de backoffice contábil, fiscal e de BPO financeiro. O próximo passo é ampliar a presença da marca no Rio de Janeiro. “Expandir nossa atuação no Rio é fortalecer o legado e abrir novas oportunidades para clientes e colaboradores”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/bUP Hotels

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR