sexta-feira, 31/outubro
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Baixa temporada: como manter reservas e receita em alta

HSMAI Innovation Lab - Selo

A sazonalidade é uma velha conhecida da hotelaria, mas períodos de menor demanda não precisam significar queda nos resultados. Com ações bem direcionadas, os hotéis podem não apenas mitigar os impactos da baixa temporada, mas também gerar novas oportunidades de receita e fortalecer a marca.

Longe de ser um problema, esse período pode servir como oportunidade de crescimento. Na prática, fatores como inovação, planejamento e foco no comportamento do consumidor podem redesenhar a baixa temporada. A seguir, seis estratégias que podem impulsionar índices como ocupação e rentabilidade.

Alta na baixa temporada

1. Experiência além da hospedagem

Agregar valor à estada é uma forma eficaz de atrair hóspedes fora dos períodos de pico. Pacotes com spa, créditos em restaurantes ou late check-out ajudam a diferenciar o produto e estimulam o consumo interno. Dependendo do perfil da operação e do mercado, serviços auxiliares podem responder por até 15% da receita total.

2. Presença ativa nas OTAs

Manter perfis atualizados nas OTAs é fundamental para ampliar a visibilidade em tempos de demanda reduzida. Fotos sazonais, informações relevantes e o uso estratégico de campanhas patrocinadas podem fazer a diferença na conversão. O investimento, no entanto, deve ser bem planejado para garantir retorno.

3. Tarifa dinâmica como aliada

Ajustar preços conforme a demanda e eventos locais é essencial para manter competitividade. A precificação dinâmica permite otimizar tanto as diárias, quanto serviços extras, como upgrades e experiências. A flexibilidade nessa gestão contribui para aumentar a receita por hóspede.

4. Segmentação SMERF como oportunidade

Grupos sociais, militares, educacionais, religiosos e fraternais representam um público com bom potencial de ocupação, especialmente na baixa temporada. Essas viagens costumam ser planejadas com antecedência e envolvem reservas em volume. Investir em pacotes sob medida e parcerias com organizadores pode garantir bons resultados.

5. Decisões orientadas por dados

Analisar o histórico de demanda e identificar microtemporadas de alta são práticas que ajudam a ajustar estratégias de marketing, tarifário e operação. A inteligência de dados também permite personalizar ofertas para segmentos mais propensos a viajar fora dos períodos tradicionais.

6. Promoções com apelo imediato

Ofertas com tempo limitado, ajustes nas regras de compra antecipada e incentivos extras, como créditos para A&B (Alimentos & Bebidas), podem impulsionar as reservas. Essas ações criam senso de urgência e ajudam a estimular a ocupação mesmo em momentos de menor procura.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI Insights

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