Diante das mudanças globais causadas pela pandemia, a indústria turística vem se reinventando. Entre protocolos de higienização e transformações no comportamento dos viajantes, a Booking.com realizou um levantamento com as nove principais tendências sobre o futuro das viagens.

Os números da pesquisa foram apresentados hoje (27), por Luiz Cegato, gerente de Comunicação para América Latina e Marcos Sobrinho, Area Manager Brasil da Booking.com. A plataforma analisou entrevistas com mais de 20 mil pessoas de 28 países, assim como insights a partir de wish lists do buscador. Do total, 1 mil brasileiros participaram do estudo, com adultos que viajaram nos últimos 12 meses e pretendem viajar no próximo ano.

Batizado de The Future of Travel, o levantamento norteia o mercado sobre o que esperar do mercado de viagens pós-pandemia. Segundo Sobrinho, no quesito hospedagem, a hotelaria ainda lidera o ranking de buscas. “Temos mais de 30 tipos de hospedagens em nossos filtros para facilitar a busca do consumidor. Podemos afirmar que no Brasil a categoria mais buscada continua sendo a hotelaria, seguida por pousadas, casas de temporada e apartamentos”.

Entre os destinos nacionais mais procurados, um estudo divulgado pela Booking.com em agosto aponta o Rio de Janeiro no topo da lista, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros. “Criamos wish lists para saber mais os destinos que as pessoas mais desejam visitar. O Rio aparece como o mais buscado na América Latina, superando Cancun e Mykonos”, destaca Sobrinho.

booking.com- tendencias de viagens

Cegato apresentou a média brasileira de viajantes que preferem esperar pela vacina

Booking.com: tendências

Cegato salienta que a proposta da pesquisa é promover insights como o novo comportamento do viajante global e nacional. “O estudo foi feito em julho deste ano, quando a pandemia já estava no auge. Chegamos em nove tendências que não vão ditar apenas como será o mundo das viagens, mas também como o turista vai se comportar ao longo dos próximos anos”.

Vale ressaltar que dois em cada três brasileiros (66%) dizem que não se sentirão confortáveis em viajar até que exista uma vacina ou tratamento para Covid-19. Os números são acima da média global, de 53%.

1- Sonhos de viagem

Durante as recentes quarentenas, dois terços (67%) dos viajantes brasileiros disseram que estavam animados para viajar de novo quando o período acabasse. Além disso, oito em cada 10 brasileiros (86%) disseram que passarão a valorizar mais suas viagens. Os viajantes também indicaram que planejam fazer um número parecido de viagens domésticas e internacionais nos 12 meses após a suspensão das restrições de viagem em seus países, assim como fizeram no ano pré-pandemia (março de 2019 – março de 2020). O tempo que ficamos em casa aumentou o desejo de conhecer novos destinos: 65% dos viajantes do país querem ver mais do mundo, e 64% desejam viajar mais no futuro para compensar o tempo perdido em 2020. Além disso, mais da metade (57%) dos brasileiros têm planos de fazer uma viagem para compensar uma data importante que passou batida devido à pandemia, enquanto 48% planejam reagendar uma viagem que teve que ser cancelada nos últimos meses.

2- Valor vital

Segundo a Booking.com, 84% dos viajantes brasileiros prestarão mais atenção ao preço na hora de pesquisar e planejar suas viagens. Além disso, 78% estarão mais propensos a procurar promoções e descontos, um comportamento que deve permanecer por anos. No entanto, o valor buscado pelos hóspedes irá além dos preços. Afinal, oito em cada 10 (82%) brasileiros dizem que esperam que as plataformas de reserva aumentem a transparência em relação às políticas de cancelamento, processos de reembolso e opções de seguro-viagem. Além disso, 36% dizem que contar com uma acomodação reembolsável será essencial para sua próxima viagem, e 40% sentem o mesmo em relação à flexibilidade de alterar datas sem que haja cobranças.

3- Viagens perto de casa

Com a pandemia, a busca por viagens locais aumentou, e, no futuro, ficar perto de casa vai continuar dominando os planos de viagem. Afinal,44% dos brasileiros ainda planejam viajar dentro do próprio país daqui a sete a 12 meses, e 32% planejam fazer isso daqui a mais de um ano. Já em relação a viagens locais, 55% pretendem conhecer um novo destino na região em que moram; 59% querem passar a curtir a beleza natural da sua terra; e 63% planejam viajar para algum lugar – perto ou longe – que já conhecem, por esse ser um destino familiar.

4- Busca por viagens como escape

Em busca de conforto e distração durante o período de quarentena, a grande maioria dos viajantes brasileiros (98%) passou um tempo procurando novas inspirações para as férias. Quase metade (46%) pesquisou por possíveis destinos de viagem pelo menos uma vez por semana. As redes sociais, inclusive, podem ser uma excelente fonte de inspiração para os viajantes locais que sonham com seu próximo passeio, mas não a única. Afinal, 46% dos brasileiros ainda recorrem à velha e boa conversa com amigos e parentes para estimular sua criatividade quando o assunto é viagens. Além disso, mais de um terço (35%) dos viajantes do país curtem a nostalgia de rever antigas fotos de viagem para ajudar a decidir sobre um destino futuro.

5- Segurança e limpeza em 1º lugar

Os viajantes brasileiros (91%) tomarão ainda mais precauções devido à pandemia e buscarão ajuda da indústria de viagem para se adaptarem ao novo normal. Afinal, 52% dos viajantes brasileiros vão passar a evitar alguns destinos, e 71% deles esperam que as atrações turísticas se adaptem para garantir o distanciamento físico. Da mesma forma, 81% dos brasileiros só vão reservar uma acomodação se tiverem clareza sobre as medidas de saúde e higiene que foram adotadas, e o mesmo número dará preferência a acomodações que tiverem produtos sanitários e antibacterianos. Além disso, metade dos viajantes do país (53%) vão evitar o uso de transporte público.

6- Mais conscientes

Como sete em cada 10 (71%) viajantes brasileiros querem viajar de forma mais sustentável no futuro, é esperado uma conscientização ainda maior sobre o ambiente em 2021 e no futuro. Inclusive, 84% dos brasileiros esperam que a indústria de viagens ofereça opções mais sustentáveis. Consequentemente, as visitas a destinos alternativos se tornarão mais comuns para evitar viagens durante a alta temporada (52%) ou em lugares superlotados (59%). Isso também significa que 67% dos viajantes do país ficarão longe de atrações turísticas lotadas, uma indicação de que os destinos precisarão se adaptar para administrar de uma maneira nova e inteligente o fluxo de pessoas, se quiserem continuar satisfazendo os viajantes. Além disso, o impacto da pandemia fez com que mais de metade (59%) dos viajantes brasileiros passassem a considerar reduzir o consumo de água e/ou reciclar plástico durante as viagens quando as restrições acabarem.

7- Adeus ao horário fixo

A Booking.com aponta ainda que mais da metade (53%) dos hóspedes brasileiros já consideram reservar um lugar para ficar do qual também possam trabalhar. Além disso, 43% deles estariam dispostos a ficar em quarentena nos destinos se pudessem trabalhar remotamente de lá. Com isso, as plataformas de viagem e as acomodações passarão a destacar instalações para home-office, de forma a atrair essa nova onda de nômades digitais, e os trabalhadores vão aproveitar ao máximo as viagens que fizerem: mais de metade dos entrevistados brasileiros (58%) disseram que vão estender suas viagens de negócios para tirarem uma folga e curtirem o destino.

8- Mais simplicidade

Globalmente, desde o início da pandemia, aumentaram na Booking.com as recomendações relacionadas a atividades como “fazer trilhas” (94%) e “descansar” (33%), assim como “aproveitar a natureza” (44%) e “respirar ar puro” (50%). Além disso, pesquisas mostram que três em cada quatro viajantes brasileiros (76%) vão passar a apreciar experiências mais simples, como ficar ao ar-livre ou curtir a família durante as férias, enquanto mais da metade (56%) também buscará experiências menos conhecidas, em áreas rurais, para que possam curtir ao máximo a natureza. Quanto à acomodação, 43% dos viajantes brasileiros que buscam destinos ‘perto de casa’ estão preferindo ficar em casas de temporada ou apartamentos, em vez de hotéis. É uma grande mudança em relação a 2019, quando 60% dos viajantes do país preferiam se hospedar em um hotel. Viagens para relaxar também estarão no topo do ‘novo normal’ no mundo das viagens. Mais de metade dos brasileiros (55%) dizem que esse é seu tipo de viagem preferida, seguida por férias na praia (51%) e viagens urbanas (14%).

9- Inovação e tecnologia

A pesquisa da Booking.com informa que cerca de 71% dos viajantes brasileiros já concordam que a tecnologia será importante para controlar os riscos à saúde em viagem. Além disso, 69% dizem que as acomodações vão precisar ter tecnologias de ponta para fazerem as pessoas se sentirem seguras, e 62% querem que existam opções tecnológicas que permitam que se faça reservas em restaurantes de última hora. Não só isso: 58% dos viajantes brasileiros querem poder contar com mais máquinas de autoatendimento, em vez de balcões de ingressos, e 67% também estão animados com o potencial da tecnologia para personalizar suas experiências de viagem no futuro. As inovações que veremos no futuro vão trazer ainda mais mudanças, com o aumento de experiências online de viagem influenciando o comportamento e o planejamento de viagens futuras. Inclusive, 74% dos brasileiros se sentiriam mais confortáveis em visitar um destino desconhecido se pudessem dar uma olhadinha antes na região.

(*) Crédito da capa: element5digital/Pixabay

(**) Crédito da foto: reprodução da internet