Em agosto, a confiança no setor de serviços se manteve em alta, cenário que se perpetuou também em setembro. Este mês, o indicador registrou seu quinto avanço consecutivo, entretanto a acomodação do ritmo de demanda e expectativas incertas em relação aos próximos meses ainda retraíram os ganhos.

De acordo com a matéria publicada pela Reuters, a FGV (Fundação Getulio Vargas) registrou alta de 2,9 pontos no ICS (Índice de Confiança de Serviços) em setembro, chegando a 87,9 pontos. Mesmo com o histórico de aquecimento dos últimos meses, a leitura evidencia um movimento de desaceleração a partir de julho, após o indicador apontar salto de 11,2 pontos em junho

“Em setembro, a confiança do setor de serviços mantém sua trajetória ascendente, mas ainda em ritmo desigual entre os segmentos, e encontra-se em patamar abaixo do período pré-pandemia”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

“Houve acomodação nos indicadores que medem a situação atual, sugerindo que não há alteração no ritmo de demanda por serviços no mês”, explicou, acrescentando que há muita incerteza em relação à sustentabilidade de uma retomada ao longo dos próximos meses, “principalmente pela cautela dos consumidores, piora do mercado de trabalho e proximidade do fim dos programas de auxílio do governo”.

Setor de serviços: outros indicadores

Em setembro, o ISA-S (Índice de Situação Atual) teve variação positiva de 0,1 ponto, a 76,9 pontos, ainda abaixo do nível pré-pandemia, enquanto o IE-S (Índice de Expectativas) avançou 5,4 pontos, a 98,9 pontos, igualando-se a níveis vistos em fevereiro deste ano, antes do impacto econômico da Covid-19.

(*) Crédito da foto: Ricardo Moraes/Reuters