sexta-feira, 5/setembro
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Embratur traça plano estratégico para fortalecer o turismo internacional

O turismo brasileiro vive um de seus melhores momentos, mas ainda há muito o que avançar. Visando fortalecer o país no cenário internacional, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com o Sebrae, apresentou o Plano Brasis, planejamento estratégico para impulsionar a entrada de visitantes estrangeiros.

A nova estratégia de marketing foi apresentada hoje (21), no Salão Nobre da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, na capital paulista, uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no país.

O plano define ações específicas para cada unidade da federação, considerando as características regionais e as oportunidades de inserção no mercado internacional. No caso de São Paulo, o documento traz uma leitura adaptada ao perfil do estado, destacando experiências e produtos com apelo global.

“São Paulo é a capital que mais recebe turistas de negócios em nosso país, é a principal vocação, mas também é um estado que tem muita experiência turística de lazer muito competitivas, tem sol e praia, ecoturismo, turismo rural, gastronomia e cultura. Então é importante trabalhar quem vem a trabalho, para que estique sua permanência para conhecer tudo que São Paulo tem a oferecer”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Freixo também reforçou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável. “Não é mais possível que a gente coloque o turismo no lugar secundário na hora de pensar um modelo de desenvolvimento gerador de emprego e renda com a responsabilidade que a gente tem com o futuro do planeta”, pontuou.

Segundo ele, o plano é fruto do esforço conjunto da equipe da Embratur com o Sebrae. “O plano de marketing não é mais da Embratur, nem é mais do Sebrae. A partir do momento que a gente lança, e nós vamos lançar nas 27 unidades da federação, é um plano do Brasil. O que é usado para promover o Amapá, o Rio Grande do Sul, não é igual ao de São Paulo, que não é igual ao Rio de Janeiro, que não é igual ao de ninguém. Então a gente tem a responsabilidade de lançar esse plano no Brasil inteiro. Não é uma peça burocrática, é um bom momento para viver uma política pública e uma tendência”, disse.

O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, também destacou o cenário positivo. “Essa é a nossa hora, esse é o nosso momento. O turismo é a bola da vez e o Brasil está vivendo o seu melhor tempo dos últimos anos para o turismo. Tenho certeza que estamos construindo história e em rota de colisão com o desenvolvimento do país através do turismo”, afirmou.

Também presente no evento, o deputado Orlando Silva (PCdoB – SP) classificou São Paulo como a síntese do país. “Nós aqui somos a síntese do Brasil. E eu fico muito feliz de perceber a importância que a Embratur dá ao estado de São Paulo, pelas valências que o estado tem em todos os planos do campo do turismo. É aqui o turismo de negócios, de gastronomia, de beleza natural, de história, entre outros”, declarou.

“É uma grande satisfação para o Sebrae ter firmado essa parceria com a Embratur e podermos estar percorrendo o Brasil entregando o Plano Brasis. Esta é, efetivamente, uma ferramenta de posicionamento do Brasil para o mercado internacional. E como não poderia deixar de ser, São Paulo traz inúmeras oportunidades, que podemos observar ao nos aprofundarmos na análise do plano”, completou Ana Clévia, coordenadora Nacional de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae.

O lançamento reuniu empresários, representantes de entidades de classe, sindicatos e lideranças do trade turístico paulista, como Toni Sando, presidente do Visite São Paulo, e Rui Alves, secretário de Turismo da Cidade de São Paulo.

Embratur - Plano Brasis - interna
Ana Paula e Reis apresentaram a estratégia

Plano Brasis

O Plano Brasis foi apresentado por Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur; e Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur.

“Pela primeira vez, temos uma massa crítica de bacharéis em turismo envolvidos no plano estratégico, unindo potência política e alinhamento técnico para fazer a diferença no nosso país. Nossa iniciativa é trazer uma sinergia das ferramentas de promoção internacional, falando um pouco sobre essa atualização da mentalidade que o Brasil tanto precisa para que, de fato, a gente consiga elevar o nível de promoção do nosso país, trazendo aí mais turistas internacionais para cá”, destacou Reis.

Ana Paula ressaltou a diversidade como principal trunfo do Brasil. “A brasilidade é o nosso principal diferencial competitivo. Somos muitos Brasis. Cada mercado internacional tem uma leitura de Brasil diferente, exigindo campanhas personalizadas. O sucesso do Plano Brasis é visto como fruto de um esforço coletivo e cocriação, envolvendo diversos parceiros da iniciativa privada e da sociedade civil, todos remando na mesma direção para transformar o potencial em realidade”, disse.

Entre janeiro e junho de 2025, o Brasil recebeu 5,3 milhões de turistas estrangeiros — aumento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024 e o melhor desempenho histórico para o primeiro semestre. O resultado representa 77,3% da meta estipulada no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta 6,9 milhões de visitantes. Se o ritmo continuar, o país poderá superar já em 2025 a meta de 8,1 milhões prevista para 2027.

São Paulo, um dos principais destinos do país, também teve alta expressiva no semestre: 1,3 milhão de turistas internacionais passaram pelo estado — 24% a mais do que os 1,1 milhão registrados no primeiro semestre de 2024. Em junho, foram 178,3 mil visitantes estrangeiros, avanço de 22,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior (145,1 mil).

Além do turismo de negócios, São Paulo se destaca pela cultura, gastronomia e grandes eventos. O estado recebe festivais como Lollapalooza e The Town, é palco da São Paulo Fashion Week e abriga eventos de massa como a Parada do Orgulho LGBT, considerada a maior do planeta, e o Carnaval do Anhembi.

O calendário inclui ainda congressos acadêmicos, feiras de negócios, como a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto e que atrai visitantes de mais de 90 países, além de congressos nas áreas de saúde, tecnologia e engenharia em cidades como Campinas, Santos e a própria Ribeirão Preto.

A capital paulista também investe no audiovisual por meio da SPCine, que promove o destino com produções filmadas na cidade. A iniciativa foi ampliada com o lançamento da São Paulo State Film Commission, criada para atrair filmagens ao estado e estimular o turismo via economia criativa.

Regiões estratégicas

Uma pesquisa da Embratur e da Secretaria de Turismo do Estado apontou três regiões com potencial de internacionalização: Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Litoral Norte.

Na Serra da Mantiqueira, o destaque vai para destinos como Santo Antônio do Pinhal e Espírito Santo do Pinhal, que oferecem turismo rural e tradição cafeeira. Campos do Jordão segue atraindo investimentos e reforça o apelo premium da região.

O Vale do Ribeira é um polo de turismo de aventura e preservação ambiental. Com atrativos como o PETAR e a cultura caiçara de Cananéia, a região tem potencial ainda pouco explorado por estrangeiros.

Já o Litoral Norte aposta nas belezas naturais e na infraestrutura em expansão. Ilhabela se posiciona como destino de ecoturismo com investimentos em balsas elétricas e sinalização de trilhas, enquanto São Sebastião segue em evidência com praias como Juquehy e Maresias.

Com esse conjunto de atrativos e estratégias, São Paulo reforça seu papel como hub para eventos internacionais e turismo sustentável, conectando negócios, cultura e natureza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Embratur

(**) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News