ICH- resultados 2018Quase metade dos contratos assinados são da família Holiday Inn

O InterContinental Hotels (IHG) divulgou, semana passada, dados financeiros preliminares relativos a 2018. A rede britânica terminou o ano fiscal com receita de US$ 1,93 bilhão, alta de 6% frente a 2017. Já receita bruta e lucro operacional subiram 6,6% e 6% na mesma base de comparação, somando US$ 27,4 bilhões e US$ 810 milhões, respectivamente.

Em comunicado aos investidores, a empresa informou que a expressiva expansão do portfólio foi decisiva para o resultado. Melhor performance numa década, o inventário da rede cresceu 4,8%, com a adição de 56 mil quartos. Outros 99 mil apartamentos têm contratos já assinados, somando um pipeline total de 271 mil habitações. A companhia britânica fechou o ano com 837 mil UHs (unidades habitacionais) sob sua gestão.

Ainda em relação ao portfólio da empresa, 2018 teve o maior número de novos contratos assinados em uma década, 18% a mais em relação ao ano anterior. Quase metade dos novos contratos foi da família de marcas Holiday Inn. "Fizemos excelentes progressos em 2018, levando em conta as estratégicas que estabelecemos há um ano para acelerar nosso crescimento, ao mesmo tempo em que apresentamos um forte desempenho financeiro”, disse Keith Barr, CEO do IHG, no comunicado.

IHG - Keith BarrBarr: aquisição da Six Sense representa mais progresso para o IHG

IHG: indicadores 

Alguns dados hoteleiros também foram positivos. Enquanto o RevPar global subiu 2,5% frente a 2017, ocupação e diária média apresentaram expansão de 0,5% 1,8%, respectivamente, na mesma base de comparação. Em relação ao primeiro indicador, destaque absoluto para o mercado chinês, que teve crescimento de 6,9%. 

A empresa britânica adicionou quatro novas marcas ao seu portfólio. Além do lançamento da voco, as bandeiras avidRegent Hotels & Resorts incorporaram ainda mais o portfólio do IHG. Em 2019, a expectativa é aproveitar o momento econômico para lançar outras redes. 

“Os investimentos que fizemos tiveram impacto significativo, permitindo-nos evoluir ainda mais nossas marcas estabelecidas e fortalecer nosso portfólio, tanto organicamente, quanto por aquisição. Temos feito mais progressos em 2019 com a aquisição da marca de luxo Six Senses e o lançamento planejado de uma marca upper midscale”, finaliza Barr.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/InterContinental Hotel Group