![]()
A Lighthouse apresenta o Revenue Agent (Agente de Receita), o primeiro de um novo sistema de agentes comerciais projetados para monitorar e otimizar autonomamente as ações comerciais de um hotel em precificação, vendas e marketing, distribuição e gestão de desempenho.
Ao contrário de ferramentas genéricas de IA que simplesmente processam dados, o Revenue Agent é treinado nas mesmas práticas de gestão de receita usadas pelos gerentes de RM de melhor desempenho em todo o mundo e aprende o que é importante para cada propriedade individual.
Baseando-se em um conjunto de dados proprietário de mais de 3 bilhões de pontos de dados por dia, o Revenue Agent examina autonomamente as informações do mercado para trazer à tona anomalias e oportunidades de alta prioridade para cada hotel.
Da sobrecarga de dados à execução de receita liderada por agentes
A introdução do Revenue Agent aborda o desafio mais urgente da indústria: a sobrecarga de dados. “As equipes comerciais estão se afogando em dados, mas famintas por tempo”, diz Sean Fitzpatrick, CEO da Lighthouse.
“O Revenue Agent inverte o modelo. Ele trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, em segundo plano, analisando bilhões de sinais de mercado para detectar mudanças no mercado, picos de demanda e oportunidades comerciais. Ele não apenas mostra os dados; ele diz onde olhar e o que fazer. Ele não remove o julgamento humano; ele o amplifica. Ao aprender com suas ações e adaptar-se à sua estratégia única, ele fica mais inteligente a cada dia, permitindo que as várias equipes comerciais de um hotel foquem menos na análise e gastem tempo onde realmente importa: impulsionando a estratégia. Nosso objetivo com o Revenue Agent é tornar as equipes comerciais de hoje 10 vezes mais eficientes”, completa o CEO.
Em vez de exigir que os gerentes de receita vasculhem painéis para encontrar a agulha no palheiro, o Revenue Agent entrega proativamente a agulha, recomendando as ações críticas que impulsionam o desempenho e o crescimento da receita. Ao transferir tarefas intensivas em tempo e o trabalho pesado da execução diária para o Revenue Agent, as equipes comerciais ficam livres para priorizar a tomada de decisões estratégicas de alto nível. Os hotéis definirão os resultados desejados e os parâmetros de segurança apropriados, e os agentes liderarão a execução.
O futuro do sistema operacional comercial liderado por agentes
Embora o Revenue Agent represente um salto enorme para a eficiência da equipe comercial, ele é apenas o primeiro de um sistema planejado de Agentes Lighthouse, cada um projetado para otimizar uma dimensão crítica do desempenho comercial do hotel dentro da estratégia definida pelo estabelecimento.
Agentes atualmente em desenvolvimento serão capazes de executar ações nas equipes de Precificação, Vendas & Marketing e Distribuição, todos alimentados pela mesma camada de inteligência comercial e trabalhando juntos dentro de uma única plataforma.
“Nossa visão é um sistema operacional comercial onde agentes inteligentes trabalham ao lado das equipes de hotelaria, não apenas recomendando ações, mas executando-as com os controles e a transparência corretos”, comenta Ivo Minjauw, diretor de Produto da Lighthouse. “Estamos utilizando a mesma estrutura agêntica que está impulsionando avanços na OpenAI e na Anthropic para passar do suporte à decisão para a execução da decisão dentro de uma estratégia definida pelo usuário. Estamos criando uma fundação de IA treinada em expertise de hospitalidade que se adaptará à estratégia de cada hotel para permitir um sistema coordenado de agentes inteligentes. Imagine um Agente de Precificação, um Agente de Marketing e um Agente de Distribuição trabalhando em conjunto para otimizar sua estratégia enquanto você dorme. Esse é o futuro do sistema operacional comercial de um hotel”, finaliza.
O Revenue Agent estará disponível no primeiro trimestre de 2026, sem custo adicional para os clientes atuais da Lighthouse. Para saber mais, acesse o link.













