mtur- cultura e turismo96,1% das viagens realizadas no período da pesquisa foi para destinos nacionais

Ontem (12), o MTur (Ministério do Turismo) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgaram os resultados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Os dados coletados no terceiro trimestre de 2019 mapearam que 60% das viagens de lazer do ano passado foram motivadas pela cultura e turismo.

A pesquisa tem o objetivo de apontar características de viagens realizadas por brasileiros e quantificar fluxos de turistas para diferentes regiões do país e para o exterior, contribuindo para a criação de políticas públicas e ações de investimentos do MTur.

Segundo o IBGE, 72,5 milhões de domicílios foram analisados nos três últimos meses de 2019 com o intuito de levantar informações sobre motivações de viagens, meio de transporte utilizado, destinos entre outros pontos relevantes. De acordo com Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, os números são fundamentais para conhecer melhor o perfil dos turistas e planejar políticas para o setor.

“O turismo passou oito anos sem esse tipo de levantamento que é primordial para criarmos ações para o setor. Conhecer o perfil do viajante doméstico, e suas preferências, vai nos ajudar muito na retomada do turismo no Brasil e se soma às diversas medidas que já tomamos desde o início da pandemia”, avaliou o ministro.

MTur: resultados

O levantamento aponta que 96,1% das viagens realizadas no período da pesquisa foi para destinos nacionais e 3,9% visitaram o exterior. No caso das viagens pessoais, os motivos variaram bastante: 36,1% visitaram parentes ou amigos, 31,5% viajaram a lazer, 17,5% para tratamento de saúde e bem-estar, 3,8% para compras pessoais, 3% para evento familiar ou de amigos e 2,9% religião ou peregrinação, entre outros. Nas viagens de lazer, os brasileiros rodaram pelo país no período motivados por sol e praia (34,3%), cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%).

Os deslocamentos foram, em sua maioria, por carro particular ou da empresa (46,6%), seguidos de ônibus de linha (16%), avião (15,3%), ônibus de excursão, fretado ou turismo (7,1%), van (4,1%) e motocicleta (2,1%), entre outros. A pesquisa revelou também onde o turista brasileiro se hospedou. A opção casa de amigo ou parente (47,3%) aparece como a mais citada, seguida de hotel ou flat (17,3%), pousada (4,8%), imóvel próprio (2,8%), entre outros.

(*) Crédito da foto: Chico Rasta/MTur