Matéria atualizada em 8 de maio, às 15h28*

MTurAntonio: esta é a maior liberação de recursos para o Turismo na história

Boas notícias para o trade turístico. Hoje (8), é comemorado o Dia Nacional do Turismo e, para celebrar a data, o MTur (Ministério do Turismo) anunciou a liberação de R$ 5 bilhões para o setor no combate à crise gerada pela pandemia de coronavírus. Em vídeo, Marcelo Álvaro Antonio informou a assinatura da MP 963 pelo presidente Jair Bolsonaro. 

“Nos próximos dias vamos apresentar todos os detalhes sobre esta operação, que vai atender aos que são cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo. Esta é a maior liberação de recursos para o turismo na história, o que mostra o compromisso do governo federal, especialmente do presidente Jair Bolsonaro com o nosso setor”, diz. 

Antonio ainda afirma que a pasta vem trabalhando para preservar os empregos em todas as suas categorias. “Desde o primeiro momento temos trabalhado incansavelmente para garantir os milhões de empregos, pensando em todos, desde o microempreendedor, o guia turístico até o dono do resort”.

A FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) comemorou a vitória. “Urge, agora, a publicação de novo edital de gestão do fundo para habilitação de instituições de crédito e definições dos parâmetros para concessão dos financiamentos. Ainda persiste uma grande dúvida: será que o capital de giro será contemplado? Além disso, devemos compreender quais as restrições serão estabelecidas”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da entidade.

Em entrevista ao Hotelier News, Sampaio também falou sobre a dificuldade dos aportes chegarem às empresas. "Vamos ter que esperar os detalhes do lançamento, a Caixa ganhou a licitação de 2017, temos que esperar a licitação desta nova dotação orçamentária. Se for amarrada a algum fundo garantidor, as pendências podem ser superadas". 

MTur: outras medidas

Buscando reforçar a recuperação do setor diante da crise, o MTur lançou a campanha Não cancele, remarque!, para evitar cancelamentos de viagens. Em março, a pasta anunciou a liberação de R$ 381 milhões para pequenos e médio empresários afetados pela pandemia.

Em abril, o governo federal assinou a MP 948, que retira a obrigatoriedade de reembolso de reservas de hotéis, parques temáticos, eventos, locadora de veículos, casas de shows, restaurantes, cinemas e teatros.

(*) Crédito da foto: Bruno Churuska/Hotelier News