Desenvolvido para orientar prestadores de serviços turísticos na implementação de protocolos de higiene e segurança, o Selo Turismo Responsável vem ganhando adesão expressiva por parte das empresas. Lançado em junho pelo MTur (Ministério do Turismo), a região Nordeste registrou maior aceitação da certificação em meios de hospedagens até o momento, cerca de 27%.

No início de julho, o MTur havia contabilizado oito mil solicitações emitidas por prestadores de serviços, em sua maioria agências de viagens (3.110), seguido por meios de hospedagens (2.239) e transportadoras turísticas (970).

Em estudo divulgado ontem (11), por Thyago Albuquerque, professor de Turismo da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) traz dados atualizados da adesão no setor de meios de hospedagens. As análises foram baseadas em informações disponibilizadas nas plataformas do governo federal tanto sobre o selo quanto os cadastros no Cadastur (Cadastro Nacional do Turismo).

Selo Turismo Responsável - estudo - infográfico

Selo Turismo Responsável: análise regional

Segundo o levantamento, existe uma adesão relativamente baixa, na ordem de 21%, visto que dos 14.848 meios de hospedagens registrados no Cadastur apenas 3.172 aderiram ao selo. Os estados com maior concentração de empreendimentos certificados são São Paulo (599), Rio de Janeiro (391), Bahia (365), Minas Gerais (292) e Santa Catarina (218).

Quando cruzados os números absolutos de meios de hospedagens cadastrados no Cadastur, com o número de empreendimentos que aderiram ao selo com recorte por estado, Alagoas (38%), Rio Grande do Norte (34%), Piauí (34%), Distrito Federal (32%) e Bahia (28%) aparecem no topo do ranking.

No recorte regional, estados da região Nordeste apresentam maior taxa de adesão, registrando média maior do que a nacional, com 27%. Em seguida, o Sudeste aparece com média de 22%, seguido pelo Sul, com 21%. O Norte foi a região com menor taxa de adesão, de apenas 6%.

Selo Turismo Responsável - estudo - infográfico

 

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito das imagens: Divulgação