AccorHotels - compra Orbis_negóciosSe aceita, prospota movimentará € 442 milhões

A AccorHotels fez uma oferta para aquisição da Orbis, operadora de hotéis sediada em Varsóvia, na Polônia. A empesa francesa notificou sua intenção de compra na Komisja Nadzoru Finansowego, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) local, no pregão de ontem (26). Se a proposta for aceita, o valor da transação somaria € 442 milhões.

A oferta tem período de subscrição de 17 de dezembro de 2018 a 18 de janeiro de 2019, com preço estipulado em 87,0 zloty por ação. Acionista da Orbis, a rede francesa fez proposta pelos 21,800,593 papéis remanescentes da empresa polonesa. Além disso, a proposta não prevê repasse de ações da AccorHotels para a Orbis, com pagamento em dinheiro.   

Segundo a AccorHotels, o negócio ajuda a consolidar a presença da empresa na Europa Central e Oriental. Master franqueada de algumas marcas da cadeia francesa na região, a operadora polonesa possui 128 hotéis (21 mil quartos) no portfólio. Entre os mercados que atua, destaque para Polônia, Bulgária, República Checa, Estônia, Croácia e Eslovênia. Já entre as bandeiras que opera estão Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Mercure, e família ibis.

Em comunicado, Sebastien Bazin, CEO da AccorHotels, destacou a longa parceria entre as duas companhias. “AccorHotels e a Orbis construíram uma parceria sólida desde o primeiro acordo comercial, há 45 anos. Como seu maior acionista desde 2000, apoiamos integralmente o crescimento da empresa na Polônia e, a partir de 2014, na Europa Central, onde a Orbis se tornou líder”, destaca. “A transação permitirá a AccorHotels acelerar seu desenvolvimento na região. Além disso, vai nos possibilitar replicar na Orbis nossa política de gerenciamento de ativos”, completa.

AccorHotels - Sebastien BazinBazin: negócio reforça presença na Europa Oriental

AccorHotels: outros negócios

De fato, 2018 pode ser apontado como um ano bastante ativo da AccorHotels no mercado internacional. Da América do Sul à África, passando ainda pela Europa e Oceania e transitando por outros segmentos, como entretenimento e tecnologia, a rede francesa foi realmente às compras.

Somadas, as transações anunciadas neste ano superam a barreira de € 1,5 bilhão. Só na aquisição da Mantra Hotels os valores especulados se aproximam de € 830 milhões. Já a compra da Movenpick Hotels & Resorts movimentou 560 milhões de francos suíços, algo em torno de US$ 567 milhões na cotação da época. Na América Latina, a empresa pagou € 89 milhões na chilena Atton Hoteles.

Houve ainda investimentos em outros segmentos, casos da compra da plataforma ResDiary, da Adoria e da sbe Entertainment Group, que opera hotéis, casas noturnas e restaurantes.

(*) Crédito da capa: Rawpixel/Pixabay

(**) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News

(***) Crédito da foto: Divulgação/AccorHotels