Tendências 2040 - espaçoTalvez, em 2040, já exista uma ropta regular ligando a Terra à Lua

Para 2020, já temos diversas perspectivas traçadas para a indústria de viagens. Relatório encomendado pela Allianz Partners, contudo, procurou ir além, tentando mostrar o que vem pela frente nas próximas duas década, incluindo essa recém-iniciada. A principal conclusão do levantamento é que as viagens internacionais serão uma atividade mais rápida, fácil e ecologicamente sustentável como nunca antes vislumbrado. 

De autoria do futurologista Ray Hammond, o estudo é intitulado The World 2014 e apresenta tendências que vão impactar o mercado e experiência do consumidor nos próximos 20 anos. "A viagens como a conhecemos mudarão dramaticamente nos próximos 20 anos", acredita Hammond. “Prevê-se que o número de passageiros transportados por companhias aéreas duplicará nesse período, por exemplo. Até 2040, os assistência pessoal serão suficientemente inteligentes para ajudar os viajantes a reservar e planejar suas viagens, que serão mais sobre rejuvenescimento, aventura, satisfação e aprendizado de novas habilidades do que apenas marcar lugares para conhecer em uma lista”, completa.

Tendências até 2040

Ao todo, o estudo mapeou cinco grandes tendências para a indústria de viagens até 2040. São elas: realidade virtual e aumentada; check-in expresso; assistentes virtuais em hotéis; serviço de impressão 3D de roupas; e viagens espaciais. 

Agora, veja abaixo uma explicação que baliza cada uma dessas tendências apontadas por Hammond:

Realidade virtual e aumentada: a tecnologia ficará cada vez mais multissensorial, permitindo que os viajantes entrem em quartos de hotéis, visitem carnavais de rua, explorem museus ou entrem em restaurantes a partir do conforto de sua própria sala de estar. Espera-se que essa tendência estimule o apetite por mais viagens na vida real, em vez de impedi-lo.

Check-in expressos: sistemas de reconhecimento facial já estão em uso experimental nos aeroportos e, dentro de 20 anos, estarão completamente disseminados, identificando com segurança, precisão e rapidez viajantes em diferentes ambientes.

Tendências 2040 - roupas 3DBagagens para que? Imprima suas roupas assim que chegar ao seu destino

Assistentes virtuais em hotéis: enquanto algumas propriedades de luxo continuarão apostando em rostos humanos muito fator decisivo na experiência do hóspede, unidades econômicos usarão check-in com reconhecimento facial, quartos com assistentes de voz e robôs para entregas de room service e carregamento de bagagens. Hoje, já existem rôbos fazendo segurança.

Serviço de impressão 3D de roupas: em 2040, será possível enviar suas medidas para o hotel na reserva e, em vez de carregar malas pesadas com roupas, você poderá mandar imprimi-las em modernas impressoras 3D e pegá-las assim que chegar. Mais ainda, o baixo custo dessas vestimentas permitirá que os viajantes as deixem por lá para serem recicladas e usadas por outras pessoas depois. Hoje, já existem soluções interessantes nesse sentido.

Viagens espaciais: essa corrida já começou e, em 2040, o mundo não será mais suficiente para alguns turistas mais endinheirados. A essa altura, é provável que uma rota regular para a Lua já esteja funcionando. Já existem também projetos para hotéis no espaço.

(*) Crédito da capa: igorovsyannykov/Pixabay

(**) Crédito da foto: analogicus/Pixabay

(**) Crédito da foto: fernandozhiminaicela/Pixabay