Gol Linhas Aéreas - incorporação SmilesMaior competição motivou decisão, informa empresa

Em um movimento similar ao da Latam Airlines, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes anunciou hoje (15) que pretende incorporar o Smiles. Para viabilizar a absorção do programa de fidelidade, a empresa aérea comunicou ao mercado uma reorganização societária. O Smiles abriu capital em 2013.

“A incorporação da Smiles na Gol resultará na extinção da Smiles, nos termos da Lei das S.A., com a sucessão pela Gol em todo o patrimônio da Smiles e na migração da base acionária da Smiles para a Gol”, informa a empresa, em comunicado.

A reestruturação prevê a unificação das bases acionárias da Gol e da Smiles em um único tipo de papel. “Os acionistas da Smiles receberão uma combinação de ações PN da Gol e ações PN Resgatáveis Gol por uma relação de substituição e em termos a serem negociados entre a administração da Gol e o comitê independente da Smiles", informa o comunicado. 

Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Smiles

A companhia informou que a grande concorrência tanto no segmento de aviação, quanto de programas de fidelidade, motivou a decisão. "Limitações do contrato operacional e a existência de governança e bases de acionistas distintas revelaram obstáculos para a capacidade dos investimentos necessários e da otimização na coordenação do desenvolvimento de ofertas e produtos nos respectivos mercados das companhias", destaca o comunicado.

A reorganização depende da aprovação pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e dos acionistas das duas companhias. Caso a reorganização não seja aprovada, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes anunciou que poderá reverter para “estruturas alternativas para alcançar seus objetivos a esse respeito, incluindo por meio de uma oferta pública de aquisição”.

A companhia divulgou ainda que, em um segundo momento, prevê migrar a Gol Linhas Aéreas para o Novo Mercado da B3. A B3 é o segmento da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) que exige maior nível de governança corporativa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Gol Linhas Aéreas Inteligentes