quarentena- spMedidas de flexibilização serão decididas regionalmente, disse Doria

Após anunciar a prorrogação da quarentena até o dia 10 de maio, o governo de São Paulo começa a falar em reabertura das atividades e retomada da economia. Em coletiva de imprensa realizada hoje (22), no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria passou informações sobre como será a flexibilização do isolamento social devido ao coronavírus. Os critérios serão baseados na vulnerabilidade econômica de cada setor e menor risco à saúde.

A partir do dia 11 de maio, a reabertura do comércio será feita por etapas, levando em conta a situação da pandemia em cada uma das regiões. “Numa pandemia como esta, quem determina nossos passos são a saúde e a medicina e assim continuará a partir do dia 11 de maio, após o término da quarentena. Vamos levar em conta situações locais, regionais e setores que possam retomar a economia com as devidas medidas de proteção”, afirmou Doria.

As autorizações para a retomada das atividades deverão respeitar as regras estabelecidas pelo governo, como o uso obrigatório de máscaras de proteção. “A regionalização é extremamente importante porque o país já é heterogêneo e o estado também”, disse José Henrique Germann, secretário estadual de Saúde de São Paulo.

Quarentena: impacto econômico

Segundo o vice-governador, Rodrigo Garcia, a economia no estado não ficou totalmente paralisada, mantendo 74% de seu funcionamento. “São Paulo não parou. Praticamente 74% da economia paulista funciona desde o primeiro dia de quarentena decretada no mês passado”, comentou.

Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, afirma que setores de maior vulnerabilidade e menor risco serão priorizados. Comércio, economia criativa, cultura e turismo são alguns dos segmnetos mais afetados, sendo o microempreendedor o principal foco neste primeiro momento. Ela estima ainda que, nas últimas quatro semanas, a quarentena tenha gerado um prejuízo de R$ 87 bilhões sobre o PIB do estado. 

A reabertura terá dois pontos de atenção: a manutenção do padrão de consumo e liquidez das empresas, mas terá diferenças dependendo do setor, cidade ou região. O estado irá monitorar a disseminação do vírus e capacidade do sistema de saúde. 

As medidas serão baseadas em cinco critérios: distanciamento entre pessoas; protocolos de higiene; sanitização dos ambientes; comunicação e monitoramento da situação. 

A quarentena teve início no dia 24 de março nos 645 municípios do estado. Até às 17h de ontem (21), São Paulo registrava 1.037 mortes por Covid-19 e mais de 14 mil casos confirmados.

(*) Crédito da capa: Leonardo Bessanato/Reuters

(**) Crédito da foto: Divulgação/Governo de São Paulo