verão legal 2018Salvador foi o último destino alcançado pela ação

Coordenada pelo MTur (Ministério do Turismo), a operação Verão Legal 2018 terminou sua passagem por Salvador na última sexta-feira (23). Na capital baiana, 60% dos 105 meios de hospedagem visitados foram notificados por não terem apresentado o Cadastur, registro obrigatório segundo a Lei do Turismo. 

A ação de fiscalização acontece com a intenção de sensibilizar prestadores de serviço turístico sobre a importância de estar regularizado junto ao órgão máximo de turismo no Brasil. 

"Temos contato com a parceria dos órgãos de turismo e dos próprios empresários que reconhecem que essa é uma ação importante e fundamental rumo à formalização de toda a atividade turística do Brasil", comenta Rodrigo Rios, fiscal do ministério. "É uma ação que também beneficia o turista, que se sente mais seguro ao contratar um serviço cadastrado junto ao ministério", completa. 

De acordo com a Lei do Turismo, o cadastro é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos. Iniciado em setembro do ano passado, o trabalho de fiscalização tem surtido efeito nos números do Cadastur. 

Em dezembro de 2017, foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Verão Legal 2018 

O planejamento é que até abril, todas as capitais brasileiras sejam visitadas. Desde que começou, em setembro do ano passado, mais de 15 cidades já receberam a fiscalização. Entre os destinos por onde a caravana já passou estão Brasília, Rio de Janeiro, Boa Vista, MaceióAracajuSão Luís, Cuiabá, Belo HorizonteGoiânia.

(*) Crédito da capa: divulgação/Embratur