Na manhã de hoje (24), o VSPCB (Visite São Paulo Convention Bureau) promoveu mais uma edição do EmDiaCom Associados, evento que reuniu diversos parceiros da entidade na capital paulista. Com o tema “Meios de hospedagem, eventos, infraestrutura e segurança pública”, o encontro, aberto por Toni Sando, presidente executivo do VSPCB, e Orlando de Souza, diretor executivo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), foi realizado no Aeroporto de Congonhas e trouxe dados e atualizações importantes da hotelaria e principalmente do segmento de eventos, que cresceu 59% no primeiro semestre frente ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da entidade.
Ao todo, foram realizados mais de 3,9 mil eventos nos seis primeiros meses deste ano na capital paulista. A movimentação econômica gerada por este volume, por sua vez, chegou a R$ 12,8 bilhões, alta de 12,83% na mesma base comparativa, e arrecadação de R$ 638 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviços).
Durante a abertura do encontro, Sando destacou que o incremento é creditado principalmente à diversificação do perfil dos eventos realizados em São Paulo. Durante a programação do encontro, Kelly Oliveira, diretora Administrativa Financeira do VSPCB, e Elenice Zaparoli, diretora de Eventos da entidade, apresentaram o Panorama Calendário de Eventos 2025, dando mais detalhes sobre o resultado do primeiro semestre.
Em relação ao desempenho por região da cidade, o Centro, Zona Norte e Zona Leste foram o principal destaque, com alta de 83% no volume de eventos (1,6 mil) e impacto econômico de R$ 3,5 bilhões. Em seguida, aparece a região Paulista & Jardins, com alta de 31% em eventos. Logo depois, estão Berrini (18%) e Ibirapuera e Moema (27%).
“Tivemos regiões da cidade que se destacaram bastante neste cenário. O destino Berrini, por exemplo, é uma região que conta com cinco hotéis de luxo e 19 de outras categorias. Ao todo, essa área recebeu 402 eventos, um desempenho muito positivo se comparado com o ano passado”, destacou Elenice.
Já no recorte por perfil de eventos, os gastronômicos tiveram a alta mais expressiva no primeiro semestre, crescendo 123%. Em seguida, aparecem os shows e festivais (100%), esportivos (21%) e feiras (6%).
Hotelaria
Durante o evento do VSPCB, Souza apresentou dados importantes sobre o desempenho da hotelaria brasileira. O executivo destacou a trajetória da diária média e da taxa de ocupação desde 2012, dando ênfase aos desafios enfrentados pelo setor em períodos de crise, como a pandemia, que jogou os indicadores para baixo.

“Tivemos desafios sérios, que trouxeram diminuições significativas de ocupação em todo o Brasil. Com o passar dos anos, apesar da retomada da demanda, as tarifas evoluíram em ritmo mais lento”, pontuou. Souza também frisou que, conforme o último InFOHB, ainda há espaço para crescimento da diária média no país, especialmente porque alta ocupação, por si só, não garante bons resultados operacionais. “É preciso que a diária evolua para garantir retorno aos investidores e gerar receita”, completou, afirmando que grandes eventos, como Fórmula 1, shows e festivais de música contribuem diretamente para elevar esses indicadores.
Em relação à nova oferta hoteleira até 2028, a projeção é de 152 novos empreendimentos (totalizando 23 mil UHs), representando aumento de 8% na oferta total, 6% no número de quartos e 25% de incremento em investimentos — o equivalente a R$ 10,5 bilhões. “Para um país como o Brasil, uma perspectiva de desenvolvimento de 8% ainda é pequena”, observou o executivo.
Segurança e infraestrutura
A delegada Fernanda Herbella, delegada da Divisão de Polícia da Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista), apresentou, durante o evento, ações de segurança voltadas para o atendimento de turistas. “Temos seis delegacias exclusivas, com atendimento especializado. Quando o turista está fora de casa, está vulnerável — e estamos prontos para atendê-lo”, disse.
A Deatur tem unidades na Barra Funda, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, além do Porto de Santos. A delegada explicou que a estrutura é única no Brasil e visa garantir um atendimento humanizado aos visitantes. Até o momento, só no Aeroporto de Congonhas, mais de 1 mil turistas procuraram a delegacia do terminal, com quase 100% de resolução dos casos.
Encerrando o evento, Kleber Meira, diretor executivo do Aeroporto de Congonhas, falou sobre as melhorias previstas para o terminal, que completa 89 anos. “É um patrimônio da cidade e o principal aeroporto em demanda doméstica do país”, destacou. Entre as novidades estão a ampliação e remodelação do terminal de passageiros, um novo pátio de estacionamento, bolsões para aplicativos de transporte, nova sala de embarque remoto e reconfiguração do layout das pistas.
Além disso, há planos para retomar operações internacionais, com destinos como Buenos Aires e Santiago. “A nova estrutura deve ser entregue até junho de 2028”, anunciou Meira.
(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News