sábado, 19/julho
InícioLIFESTYLEConciergeQuinta Natural serve comida saudável bem gostosa

Quinta Natural serve comida saudável bem gostosa

*Matéria publicada originalmente no site Que Gostoso!, de Claudio Schapochnik

O bairro de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, é uma “babel” culinária. Dentro deste contexto conheci um restaurante que difere dos demais não apenas pelo (saboroso) cardápio, mas pela organização e pela ótima relação custo/benefício. É o Quinta Natural que, fiquei surpreso, funciona na Rua dos Pinheiros há 17 anos! Almocei por lá dias atrás e agora conto porque a casa me chamou ma atenção e porque a recomendo.

Cheguei pouco antes do meio-dia, e o Quinta Natural já estava movimentado. “A proposta gastronômica é inspirada no restaurante Cachoeira Tropical, 100% vegetariano, mas a nossa casa serve carnes, no caso só brancas (peixe e frango)”, explicou ao QUE GOSTOSO! a fotógrafa Mônica Quinta, se referindo ao estabelecimento fundado pela sua mãe, Elaine. Ambas administram e atendem os clientes no local.

Quinta Natural - Buffet

Bufê de opções frias e sobremesas do Quinta Natural

Quinta Natural - Doce_de_beterraba

Close do ótimo doce de beterraba

Quinta Natural - Entrada_restaurante

Entrada do restaurante e algumas mesas

“Aqui fazemos e servimos comida de verdade, isso é o mais importante, é a base do Quinta Natural. Usamos muitos ingredientes frescos”, destacou Mônica. “Nossos clientes gostam e aprovam nosso cardápio, que tem ainda opções vegetarianas e veganas”, completou ela.

Para quem também se preocupa com o orçamento, gosta de variedade e de uma refeição saudável completa, a casa trabalha no sistema de bufê à vontade por um preço único. E tem mais: o valor inclui ainda sobremesas, dois sabores de sorvete, suco, chá, água e o cafezinho. Só pra reforçar: esse, digamos, “pacote” é para quem vai comer no salão do restaurante.

Quinta Natural - Ceviche_de_manga

Ceviche de manga: vou prová-lo numa outra oportunidade

CLIENTE SÓ: LUGAR GARANTIDO

Um aspecto muito bacana do restaurante é o sistema que garante, como foi o meu caso, que a cadeira e o lado da mesa que você ocupa estará garantido desde a chegada até a saída.

Em todas as mesas há um cartão plastificado na cor verde escrito “livre” e, do outro lado, na cor vermelho , com e palavra “ocupado”. Pronto! Com essa solução simples e super eficaz, evita-se o “roubo” do lugar e de o garçom retirar seu prato sem você autorizar.

Quinta Natural - Garantindo_lugar_no_restaurante

Acima e abaixo: o ótimo sistema para garantir o lugar no restaurante

Quinta Natural - Garantindo_lugar

Quando não como em casa, faço muitas vezes minhas refeições sozinho. Várias vezes tive a cadeira e mesa “roubados” por outro cliente no restaurante e também meus talheres, prato e copo, as vezes com conteúdo!, levados pelo garçom sem a minha autorização. Foram situações extremamente chatas. Ah, e tem mais: se a pessoa vai ao banheiro também pode voltar à mesa com seu lugar tomado.

No Quinta Natural, graças a cartão verde/vermelho, nada disso que citei acima ocorre. Procedimento ótimo, super válido e que deveria ser imitado por outros restaurantes.

Quinta Natural - Temperos_secos

Opções de temperos secos: bacana

Quinta Natural - Molho_de_pimenta

O molho de pimenta da casa: bastante necessário para mim

APRESENTAÇÃO

Não contei, mas seguramente há mais de 20 opções de pratos para comer, entre doces e salgados, no bufê à vontade do Quinta Natural.

Do lado direito estão os pratos quentes e do esquerdo, as saladas, sobremesas e bebidas (água, chá e suco). No centro estão os temperos líquidos e secos como, por exemplo, o gersal (gergelim e sal).

Quinta Natural - Bolo_de_abacaxi

A cobertura do bolo de abacaxi

Quinta Natural - Bufê_pratos_quentes

Parte do bufê de pratos quentes: arroz (branco e integral) e feijão têm sempre

Achei, de um modo geral, a apresentação dos pratos bastante caprichada. Placas descrevem o que é cada opção. No momento de se servir, a pessoa deve colocar novamente a máscara e usar a luva de plástico — infelizmente a pandemia do novo coronavírus não acabou.

ENTRE AS SALADAS

Primeiro me servi de saladas. Entre as opções fui de vinagrete, rabanete cortado bem fininho, gengibre cortado em palitos bem finos, feijão fradinho com tomate e salsinha e, “quebrando” o protocolo, coloquei no meu prato um pedaço de pizza integral de berinjela com muçarela.

Quinta Natural - Prato_principal

Meu primeiro prato

Sobre a pizza, a redonda tinha colocada há pouco no bufê e estava com um visual tão sedutor que resolvi comer com as saladas.

Quinta Natural - Rabanete

Adoro rabanete

Quinta Natural - Pizza_integral

Esta pizza de massa integral e cobertura de berinjela e muçarela… Sensacional!

Em relação aos sabores, o vinagrete estava ótimo, assim como os picantes gengibre e rabanete. Destaques deste meu primeiro prato foram para a maravilhosa salada de feijão fradinho e a pizza de berinjela.

O feijão estava al dente, nem muito nem pouco cozido, e caiu bem apenas com o tomate e a salsinha. Não costumo comê-lo, mas o aprecio bastante. Que gostooooooso! A pizza de berinjela… Muito, muito saborosa: o vegetal estava bem temperado e o queijo, como aprecio, super derretido. Que gostooooooso! Caso pudesse, comeria mais de uma fatia.

PRATOS QUENTES

O segundo e o terceiro pratos do meu almoço foram reservados às opções quentes.

Na primeira “investida” me servi de falafel, o original bolinho frito de grão-de-bico, torta de frango, mais vinagrete e farofa de farinha de milho com cebola.

Quinta Natural - Prato_opções_quentes

Meu primeiro prato com opções quentes

O falafel estava saboroso e bem frito, ainda que massudo. A torta de frango… Que gostooooooso! Havia um tempão que não saboreava uma torta tão, tão gostosa: carne desfiada bem temperada e sem espaço para o vento — metáfora para dizer que estava super bem recheada.

A farofa estava um show. Primeiro que foi usada a farinha de milho, amarelinha e menos usual que a de mandioca. É bom variar. O sabor me agradou muito pela cebola, que adoro, e por estar molhadinha. Perfeita. Que gostooooooso!

Quinta Natural - Bolinhos_falafel

Os bolinhos de falafel

No segundo e último prato coloquei lasanha de palmito ao pesto cremoso, peixe assado (coloquei alecrim e gengibre por cima), carpaccio de abóbora, grãos de soja torrados, granola salgada da casa e, mais uma vez, o vinagrete.

Quinta Natural - Prato2_opções_quentes

Meu segundo prato com opções quentes

Diferente e gostoso esse carpaccio de abóbora. Muito boa, deliciosa a granola salgada. Que gostooooooso! O peixe estava bem assado sem estar seco e caiu bem com o gengibre e o alecrim — até então jamais havia visto esta erva num bufê. Surpresa total.

Quinta Natural - Folhas_de_alecrim

Cumbuca com folhas de alecrim para o tempero: jamais tinha visto antes

Quinta Natural - Lasanha_de_palmito

A fantástica lasanha de palmito: bastante saborosa

O destaque seguiu para a lasanha. O que era aquilo?! Pesto maravilhoso, palmito sem economia e massa levinha. Que gostooooooso!

SOBREMESA

Peguei um prato e coloquei pequenas porções de três receitas — conheci todas no restaurante: doce de beterraba com açúcar vegano, pudim de tangerina com hortelã (diet) e banoffee.

Quinta Natural - Prato_com_doces

O meu prato com doces

Adoro tangerina e hortelã, e a combinação ficou ótima. Se era diet e estava bom, imagino se não fosse. Talvez seria melhor? A banoffee, uau, é boa demais. Que gostooooooso!

O doce de beterraba agradou demais pela surpresa do sabor, longe daquele doce bem doce, e pela cor linda. Que gostooooooso! A receita poderia levar menos unidades de cravo-da-índia ou fui “premiado”, pois a porção da qual me servi estava “lotada” dos mesmos.

Quinta Natural - Pudim_diet

O pudim diet de tangerina e hortelã: combinação refrescante

Quinta Natural - Banoffee

A banoffee por dentro: saborosíssima

Para finalizar, peguei um pouco, só pra provar mesmo, dos sorvetes de creme e chocolate. Valeu a pena, gostei de ambos.

Para beber, fui na opção de chá do dia: capim cidreira com abacaxi natural. Bom. Havia ainda água e suco natural de frutas.

Quinta Natural - Sorvete

Sorvete caseiro: de creme e chocolate

Quinta Natural - Chás_e_sucos

As opções de chá e suco no dia em que fui ao Quinta Natural

Comi bem e tranquilo, sem aquela preocupação de quem come sozinho: será que vão pegar o meu lugar? O sistema dos cartões é ótimo e funcionou muito bem.

Pelo conjunto da obra, mais o atendimento muito simpático dos funcionários e das funcionárias, o Quinta Natural pratica com maestria e louvor a comida de verdade e saudável. Super recomendo.

* A reportagem do QUE GOSTOSO! almoçou a convite do restaurante Quinta Natural

SERVIÇO

Restaurante Quinta Natural
Rua dos Pinheiros, 1.343, Pinheiros, São Paulo/SP
Whatsapp: (11) 96929-3152
Capacidade: 120 pessoas
Horário e preço: segunda à sexta, das 11h às 15h (R$ 35 por pessoa); e domingo, das 11h30 às 15h (R$ 42 por pessoa)
Também trabalha com retiradas e entregas
Instagram

(*) Crédito das fotos: Que Gostoso!/Claudio Schapochnik