Em 2024, o turismo global registrou recuperação significativa, com o volume de turistas internacionais quase chegando aos níveis observados antes da pandemia, com 1,4 bilhão de chegadas em todo o mundo, segundo dados da ONU Turismo, apesar da queda do volume de negócios no período. Esse marco representa um forte retorno após os impactos da crise da Covid-19, revela o Hotel News Resource. A receita do setor total do segmento, por sua vez, chegou a US$ 1,6 trilhão, representando aumento de 3% em relação a 2023 e de 4% em comparação a 2019.
A maioria dos destinos relatou números superiores aos períodos pré-pandemia, acompanhados por um aumento expressivo nos gastos dos turistas. De acordo com números do Barômetro Mundial do Turismo, houve aumento de 11% nas chegadas internacionais em comparação a 2023, atingindo 99% dos níveis pré-pandêmicos. Essa recuperação foi impulsionada pela alta demanda no período posterior à crise, pelo desempenho sólido de mercados emissores estratégicos e pela retomada contínua de destinos na Ásia e no Pacífico.
A região do Oriente Médio liderou a recuperação, registrando um volume de chegadas 32% superior aos níveis pré-pandêmicos em 2024. A África teve aumento de 7% em relação a 2019, enquanto a Europa, maior região de destino do mundo, alcançou 747 milhões de chegadas, leve crescimento em relação a 2019. Nas Américas, as chegadas internacionais chegaram a 97% dos números pré-pandemia (-3% em relação a 2019), com o Caribe e a América Central ultrapassando os níveis de 2019. Em comparação com 2023, a região teve um crescimento de 7%, enquanto a Ásia e o Pacífico se recuperaram rapidamente, alcançando 87% do patamar anterior à crise.
As sub-regiões com melhor desempenho foram o Norte da África e a América Central, registrando 22% e 17% mais chegadas internacionais, respectivamente, do que antes da pandemia. Outras áreas, como o sul da Europa Mediterrânea, o Caribe, o norte e o oeste da Europa, também apresentaram crescimento expressivo.
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo, destaca que o turismo global se recuperou efetivamente da pandemia em 2024. Ele projeta um crescimento contínuo para 2025, ressaltando a responsabilidade do setor em promover a transformação com foco em sustentabilidade e desenvolvimento centrado nas pessoas.
Outros dados
Diversos destinos registraram crescimento notável nas chegadas e receitas de turistas internacionais. Países como El Salvador, Arábia Saudita, Etiópia, Marrocos, Guatemala e República Dominicana superaram significativamente os níveis pré-pandêmicos. Outros destinos, como Catar, Albânia, Colômbia, Andorra, Malta e Sérvia, também tiveram forte crescimento. As exportações totais provenientes do turismo alcançaram recorde de US$ 1,9 trilhão em 2024, cerca de 3% acima dos níveis pré-pandêmicos.
As projeções para 2025 permanecem positivas, com expectativa de crescimento de 3% a 5% nas chegadas internacionais, dependendo de condições econômicas globais estáveis, redução da inflação e ausência de escaladas em conflitos geopolíticos. No entanto, desafios econômicos e geopolíticos, custos elevados de transporte e hospedagem, preços instáveis do petróleo e eventos climáticos extremos representam riscos significativos para essa previsão otimista.
(*) Crédito da foto: Pixabay