Alagoano de 41 anos, Bernardo Amorim praticamente nasceu dentro de um hotel. De uma linhagem de hoteleiros, o atual diretor geral do Pratagy Beach All Inclusive Resort acompanhou de perto as obras do empreendimento e agora tem a missão de perpetuar o trabalho feito pelo pai diante de um dos momentos mais desafiadores que o mercado já presenciou.

Ainda adolescente, Amorim presenciou a inauguração do resort e, mais tarde, foi morar em Florença, na Itália para aprender a língua nativa. O diretor ainda estagiou em um hotel da rede Ventaglio, em Cancun, onde trabalhou como recepcionista. Após a implantação do Villas Pratagy, flat de 175 UHs, o profissional iniciou seu processo de sucessão na liderança da propriedade.

E o executivo mostrou que tem mesmo a hotelaria no sangue, potencializando o grupo por meio de outras operações como o Café de La Musique Maceió, Construtora Ativa, Loteamento Aldeia do Mar, Pratagy Acqua Park, além do Irmãos do Sertão, projeto filantrópico realizado no sertão de Alagoas.

Mesmo com a crise, o Bernardo Amorim manteve os planos de abertura do Pratagy Acqua Park, inaugurado em julho e aproveitou o momento de paralisação das atividades para promover um rebranding da marca, que agora conta com nova identidade visual. “Entendemos que é em momentos de incerteza econômica que precisamos criar soluções para nos destacar no mercado e ganhar a preferência do público”, afirma.

Bernardo Amorim - tres perguntas - capa

Amorim: a pandemia nos deu a oportunidade de ter um olhar mais clínico para os problemas

Três perguntas para: Bernardo Amorim

Hotelier News: Os resorts saíram na frente na retomada do turismo. Quais são os principais desafios que o Pratagy vem encontrando nesse primeiro momento?

Bernardo Amorim: Mesmo agora com a crise, enquanto muitos empreendimentos diminuíram o ritmo e reduziram custos, nós fomos na contramão: ampliamos e aceleramos os investimentos para a conclusão deste grande empreendimento que é o Pratagy Acqua Park. Entendemos que é em momentos de incerteza econômica que precisamos criar soluções para nos destacar no mercado e ganhar a preferência do público.

A chegada do parque está sendo muito importante para o nosso resort, pois esse diferencial competitivo o coloca em uma outra categoria de produto, consolidando-se como um dos melhores destinos para família no Brasil. Temos agora em um só empreendimento um resort all inclusive de qualidade, com pé na areia, numa praia paradisíaca e um complexo aquático. Tudo isso a apenas 15 quilômetros de Maceió.

HN: O Pratagy Acqua Park foi inaugurado recentemente, no meio da pandemia. Como fazer o empreendimento engrenar com tantas restrições? Que ações o grupo vem implementando?

BA: Temos como uma grande premissa proporcionar diversão segura para as famílias que vêm desfrutar momentos inesquecíveis em nossos empreendimentos. Neste momento, essa lógica passa a ser imperativa. Por isso, tomamos uma série de cuidados e criamos um protocolo extremamente rigoroso e dentro do que pedem as autoridades de saúde para que todos possam viver dias tranquilos de lazer. Além da credibilidade da marca Pratagy, as ações de comunicação nos nossos canais reforçam a nossa responsabilidade com medidas como: aferição de temperatura ao chegar, estações com álcool em gel, uso de máscaras em áreas comuns, higienização de boias, mesas, cadeiras, além de estarmos operando com capacidade reduzida para garantir o distanciamento social. Já estamos constatando que todas essas ações estão sendo vistas como positivas pelo público, que está com uma grande procura pela compra de ingressos do nosso parque aquático não só aos finais de semana, mas também nos dias úteis.

HN: Resorts são empreendimentos com operações robustas e complexas. Com a crise, quais processos foram eliminados? O que a pandemia erradicou?

BA: A pandemia nos deu a oportunidade de ter um olhar mais clínico para os problemas que a dinâmica da rotina não nos deixava focar e, mais que isso, de identificar novas oportunidades que antes não estavam tão evidentes. Estamos investindo em metodologias ágeis, trazendo profissionais capacitados que agreguem valor ao nosso já conceituado quadro de pessoal e buscando ainda mais proximidade com o nosso hóspede em todas as nossas ações. Queremos entender cada vez mais as necessidades do nosso público de forma antecipada, surpreendendo-o positivamente para que ele possa ter aqui as melhores férias de sua vida.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Pratagy Beach All Inclusive Resort