Após meses seguidos de recordes de resultados, o turismo nacional encerra o primeiro trimestre de 2025 com avanços significativos. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o índice de atividades turísticas cresceu 4,5% no período frente aos três primeiros meses de 2024.
O avanço foi impulsionado, principalmente, pelo aumento no faturamento de setores como alimentação e hospedagem. Na comparação com março do ano passado, o índice de volume das atividades turísticas apresentou uma expansão de 5,8% em 2025, marcando o décimo resultado positivo consecutivo.
“O turismo brasileiro vive um momento espetacular. Esses números comprovam que nossas políticas de incentivo, qualificação e promoção estão no caminho certo. Seguiremos trabalhando para fortalecer ainda mais o setor, que é essencial para a economia e a geração de empregos”, afirma Celso Sabino, ministro do Turismo.
Recorte regional
Em nível regional, foi registrado avanço nos serviços voltados ao turismo nas 14 unidades da federação onde o indicador é medido. Os maiores destaques foram para Rio de Janeiro (17,0%), Ceará (14,7%), Bahia (14,4%), Santa Catarina (10,9%) e São Paulo (3,6%).
Os bons resultados dos serviços turísticos se somam a outros indicadores positivos do setor nos três primeiros meses do ano. Entre janeiro e março, mais de 23,7 milhões de passageiros circularam em voos domésticos nos aeroportos do país.
O mercado de trabalho também acompanha esse bom momento. Nos três primeiros meses foram abertas 62,4 mil vagas com carteira assinada em atividades ligadas ao turismo. As atividades de alojamento e alimentação lideraram o desempenho, com a criação de 27,3 mil novas oportunidades de trabalho com carteira assinada. Em seguida, o transporte rodoviário de passageiros gerou 14,5 mil postos, enquanto o setor de arte e cultura empregou 9,4 mil pessoas no período.
(*) Crédito da foto: Freepik