O CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), vinculado à Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo), projeta um crescimento significativo para o setor neste ano. A estimativa aponta que o PIB (Produto Interno Bruto) do turismo no estado ultrapassará R$ 340 bilhões, um avanço de 3,65% em comparação a 2024, aponta a Veja.
A previsão acompanha as projeções mais conservadoras para o PIB estadual, refletindo o desempenho consistente do setor desde 2021. Desde então, o turismo paulista tem apresentado um crescimento estrutural contínuo, ampliando sua participação na economia local.
Em 2023, o setor já havia superado os níveis pré-pandemia, impulsionado pela ampliação da oferta de serviços turísticos e pelo papel de São Paulo como um dos destinos mais procurados, tanto por viajantes nacionais, quanto internacionais. Para 2025, o CIET estima que cerca de 51 milhões de turistas circulem pelo estado, sendo 48,5 milhões de brasileiros e 2,5 milhões de estrangeiros.
A combinação entre alta demanda interna e investimentos em infraestrutura turística deverá manter o ritmo de expansão do setor. Com isso, a participação do turismo na economia paulista pode chegar a 9,7% do PIB estadual até o final do ano.
Demanda de eventos aquece turismo
De acordo com dados divulgados no começo deste ano pelo VSPCB (Visite São Paulo Convention Bureau), a capital paulista já tem um grande volume de eventos agendados para este ano, entre feiras, congressos, eventos esportivos e shows, contribuindo para elevar o turismo do estado.
No começo do ano, o calendário da cidade já contava com 64 eventos agendados. Hoje, o turismo responde por 10% do PIB total do estado, e o objetivo das entidades ligadas ao setor é seguir elevando essa participação.
(*) Crédito da foto: Divulgação