A Accor conquistou recentemente o selo Bronze do GHG Protocol, certificação internacional que reconhece empresas comprometidas com a mensuração e transparência na emissão de gases de efeito estufa. O reconhecimento reforça o objetivo da gigante francesa em promover práticas sustentáveis e de gestão ambiental, alinhadas à sua Política de Clima Global, que estabelece a meta de reduzir em 46% as emissões absolutas dos Escopos 1 e 2 até 2030.
Pela primeira vez, a operação brasileira da rede tornou público seu inventário de emissões referente a 2024, incluindo os Escopos 1, 2 e 3. O levantamento contempla desde emissões diretas ligadas às operações próprias, passando pelo consumo de energia adquirida, até os impactos indiretos da cadeia de valor, como transporte de insumos, viagens corporativas, resíduos e uso de produtos e serviços.
O estudo foi auditado por uma consultoria independente, garantindo a conformidade com os padrões do Programa Brasileiro GHG Protocol, coordenado no país pelo FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas).
Avanço
Para Antonietta Varlese, vice-presidente Sênior de Sustentabilidade e Comunicação da Accor nas Américas para a Divisão Premium, Midscale & Economy, a conquista é um marco para a empresa.
“Receber o selo Bronze do GHG Protocol é um marco estratégico para a Accor no Brasil e reforça nosso compromisso global com a descarbonização. Ao divulgar, pela primeira vez, o inventário de emissões da operação brasileira, damos um passo fundamental para cumprir nossa meta de reduzir nossas emissões. Essa conquista reflete nosso empenho em atuar com transparência, adotar decisões baseadas em dados confiáveis e implementar ações concretas para minimizar impactos em toda a cadeia de valor”, diz.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor