O Grupo Wish vem promovendo uma ampla reestruturação interna. Recentemente, os hotéis da rede passaram por um processo de rebranding, onde as unidades Prodigy, Linx e Marupiara adotaram a assinatura By Wish. Mas as mudanças não param por aí. A empresa também está reforçando seu propósito a partir da implantação d uma nova cultura organizacional.
Com slogan Quando brilhamos juntos, brilhamos mais, o grupo quer transformar sua gestão. Transformar a cultura de uma não é uma tarefa fácil, ainda mais tratando-se de uma companhia com colaboradores espalhados por todo o Brasil, em realidades e contextos tão diversos.
Sob a liderança de Natalia Maturana, diretora de RH/Talento e Cultura, o Grupo Wish assume um novo compromisso a partir de uma nova cultura organizacional. “A companhia nunca teve um projeto como esse, é um marco ter essa conquista no ano em que completa 20 anos de história”, conta a executiva.
Para conhecer a realidade da empresa, com 1,5 mil colaboradores espalhados em nove hotéis de Norte a Sul do país, o Grupo Wish contou com a parceria de consultoria empresarial. Foram quatro meses de visitas presenciais aos empreendimentos, entrevistas com funcionários e lideranças de todas as frentes e análises.

O projeto
Depois que o projeto ganhou estrutura e o nome STAR, foi a hora de rodar o Brasil para apresentá-lo a seus protagonistas. A implementação da nova cultura foi marcada por diversos roadshows que percorreram os hotéis da rede, onde Natalia e Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish, apresentaram o propósito da companhia, seus valores, comportamentos e OKRs diretamente aos colaboradores.
“Decidimos visitar cada unidade pessoalmente porque entendemos que esse contato é essencial para prestigiar as pessoas da operação. Foi um momento de ouvir, responder dúvidas e reforçar a importância de cada colaborador nesse novo ciclo”, explica Natalia.
O slogan da nova cultura traduz o propósito do Grupo Wish: a valorização do trabalho em equipe da diversidade e do respeito às individualidades. “Sem cultura organizacional, não conseguimos dar o pontapé para estruturar, gerir pessoas e atingir resultados dentro de uma empresa. Por isso, começamos por aí”, diz a diretora.
Os pilares da cultura
A nova cultura do Grupo Wish é sustentada por quatro pilares principais, representados pela sigla STAR (estrela em português), que traduzem os valores e comportamentos esperados:
S – simplicidade criativa: correta alocação de recursos e decisões baseadas em dados – com foco em soluções inteligentes e éticas.
T – times empáticos: promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, respeitando a individualidade de cada colaborador e fortalecendo boas relações.
A – atitude resolutiva: foco na excelência de serviços, com atenção aos detalhes que surpreendem e encantam os hóspedes.
R – resultados extraordinários: garantir a satisfação de hóspedes, colaboradores e investidores.
O papel do líder
Um dos pilares fundamentais dessa transformação é o papel dos líderes, que atuam como guardiões da cultura. Eles foram envolvidos desde o início do projeto e participaram ativamente da construção dos valores. “Cada gerente geral teve a oportunidade de contribuir, trazendo sua visão e ajustando os valores às realidades de suas equipes. Foi um processo que reforçou o senso de pertencimento de todos”, destaca Natalia.
Uma das grandes novidades da nova cultura é a implementação da PRL (Participação nos Resultados e Lucros), que será distribuída pela primeira vez na história do Grupo Wish. Essa medida reconhece os esforços coletivos, do compromisso com a valorização dos colaboradores e reforça que o sucesso do grupo contribui para o sucesso do colaborador individualmente.
A diversidade foi central no desenvolvimento da cultura. O Grupo Wish conta com mais de 50% de mulheres em seu quadro de colaboradores, três diretoras no Comitê Executivo e uma representativa de funcionários negros. “Aqui, você pode ser quem você é, sem julgamento. É um lugar para trabalhar com autenticidade”, finaliza a diretora.
Para garantir que a nova cultura esteja presente no dia a dia, o Grupo Wish adotou uma comunicação padronizada e acessível. Por meio de canais como e-mails, a intranet (Wish Conecta) e TVs corporativas nas áreas de staff dos hotéis, os colaboradores recebem informações, frases inspiradoras e conteúdos alinhados aos valores da empresa.
Além disso, foram criados templates para divulgação interna e externa, desde assinaturas de e-mail até materiais de comunicação e brindes, reforçando a identidade visual do grupo.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Grupo Wish