O debate sobre jornadas de trabalho mais equilibradas e sustentáveis começa a ganhar espaço também no setor de entretenimento no Brasil. Antecipando uma tendência já observada em mercados internacionais, o Hot Beach Parques & Resorts, localizado em Olímpia (SP), anunciou a adoção da escala 4×1 para seus colaboradores — iniciativa inédita no segmento de lazer no país.
O novo modelo, que substitui a antiga escala 6×1, passou a vigorar neste mês. Com a mudança, os profissionais passam a trabalhar quatro dias e descansar um, o que também viabilizou a abertura do parque às segundas-feiras a partir do dia 9. O Hot Beach aposta na medida como estratégia para promover mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de ganhos em produtividade e saúde mental.
Na avaliação da empresa, a mudança traz benefícios não apenas para os colaboradores, mas também para o negócio. A adoção da escala 4×1 é vista como uma ferramenta para atrair e reter talentos, reduzir o absenteísmo e elevar a qualidade da experiência entregue ao visitante. A decisão está alinhada ao pilar social do ESG e parte do entendimento de que a experiência do cliente começa, necessariamente, pela experiência do colaborador.
“A adoção da escala 4×1, inédita no nosso segmento, reforça um compromisso muito claro do Hot Beach com o pilar social ESG: cuidar de quem cuida da experiência do cliente. Estamos falando de mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mais bem-estar e mais previsibilidade para o nosso time. Esse investimento reflete diretamente na qualidade do atendimento, na experiência do visitante e também na nossa capacidade de atrair talentos em toda a região”, comenta Brunno Teodoro, diretor de Operações do parque.
Mudança
A iniciativa acontece em um momento de forte crescimento do complexo. Em 2025, o Hot Beach registrou alta de 27% na receita bruta e crescimento de 18% no público, alcançando 1,3 milhão de acessos. Atualmente, mais de 300 colaboradores atuam em áreas como Atendimento, Alimentos & Bebidas, Manutenção, Limpeza, Segurança, Comercial e Marketing. A cultura do “fazer bem-feito todos os dias” é tratada como um ativo estratégico da marca, e a nova escala surge como uma evolução de um modelo de negócio que associa crescimento sustentável à valorização das pessoas.
Ao adotar um modelo de jornada ainda pouco difundido no setor de lazer no Brasil, o Hot Beach passa a integrar o debate global sobre formatos de trabalho mais equilibrados. A iniciativa se soma a outras práticas já associadas ao empreendimento, frequentemente citado em estudos e análises do mercado turístico nacional por experiências de inovação em gestão e operação.
“A transição para a escala 4×1 representa um marco importante na nossa cultura organizacional e reforça a convicção de que crescimento sustentável passa, necessariamente, pela valorização das pessoas. Ao evoluirmos do modelo 6×1 para uma jornada que promove maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, avançamos no cuidado com a saúde mental e o bem-estar do time, ao mesmo tempo em que fortalecemos a produtividade e a retenção de talentos. Paralelamente, estamos avaliando adequações e movimentos semelhantes para a hotelaria do Grupo e para outras áreas operacionais, sempre respeitando as particularidades de cada negócio,” finaliza Hanna Arruba, diretora geral de Gente e Cultura da empresa.
(*) Crédito da foto: Divulgação















