No primeiro trimestre de 2020, ainda no início da pandemia, o IHG (InterContinental Hotels Group) registrou declínio de 25% no RevPar global. O indicador segue em queda no terceiro trimestre (-53,4%), porém a rede apresenta sinais de recuperação em ocupação, segundo divulgado pela GlobalData.

“Um declínio no RevPAR ano a ano de 53,4% e uma taxa de ocupação 30% menor em relação ao ano anterior destacam como o terceiro trimestre foi difícil para o IHG. Apesar disso, há motivos para estar positivo, pois a rede hoteleira relatou que a ocupação melhorou de 25% para 44% no terceiro trimestre, sinalizando uma luz no final do túnel”, diz Ben Cordwell, analista de viagens e turismo da GlobalData.

A recuperação do IHG está sendo impulsionada pelo turismo doméstico. De acordo com a Pesquisa de Recuperação de Consumidores Covid-19 da GlobalData (16–20 de setembro), 41% dos entrevistados globalmente considerariam reservar uma viagem doméstica este ano, em comparação com apenas 31% considerando reservar uma viagem internacional. Isso mostra a maior demanda por viagens internas e dá esperança de que o mercado ajude as empresas hoteleiras a navegar neste período difícil.

IHG: mercado europeu

O levantamento aponta que o mercado europeu foi atingido de forma particularmente forte durante o terceiro trimestre, com RevPAR caindo 72% no ano, com uma segunda onda de coronavírus começando a se estabelecer em todo o continente. O mercado chinês pode ser crucial para a empresa nos próximos meses, visto que o país apresenta os melhores sinais de recuperação do turismo a nível mundial, com destaque para uma taxa de ocupação de 57%.

“Os próximos meses serão incrivelmente desafiadores para o IHG, no entanto, os sinais de uma recuperação lenta estão começando a se tornar aparentes”, destaca o analista.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG