kayak- destinosFortaleza (CE) foi a capital com maior crescimento nas buscas

Em quase todas as plataformas de viagens, o Brasil foi apontado como o destino mais procurado pelos próprios brasileiros em 2019. No Expedia, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem no topo da lista com alta de 20% na demanda. Já a Kayak divulgou seu levantamento feito entre janeiro do ano passado até janeiro deste ano, onde a busca por destinos domésticos chegou a crescer até 133% – como é o caso de Fortaleza (CE) – líder do ranking.

Além da capital cearense, Cabo Frio (RJ) e Brasília (DF) apresentaram alta de 125% e 120%, respectivamente, no mesmo período. Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo, afirma que os números reforçam o desenvolvimento do setor. “Nós temos observado um interesse maior pelo turismo doméstico, o que pode ser explicado por diversas variáveis. Estamos trabalhando a estruturação dos destinos, divulgação, incentivos, entre outras medidas, para que possamos tornar o nosso país um grande atrativo para os próprios brasileiros”.

Entre os lugares mais procurados do país, Recife (PE) subiu uma posição e agora ocupa o terceiro lugar. Brasília saiu da 14ª colocação para a oitava.

Kayak: destinos internacionais

Dos destinos internacionais, Nova York, que integrava o ranking no ano passado, não aparece entre os 15 principais deste ano, e Lisboa (Portugal) surge em melhor posição (8ª).

Para o líder de Operações do Kayak no Brasil, Eduardo Fleury, o fator custo pesou no resultado. “Nova York foi substituída por Santiago (Chile), uma cidade com preços muito mais acessíveis para os brasileiros. No mais, é importante lembrar que em 2020 teremos muitos feriados prolongados e os viajantes podem estar buscando viagens mais próximas e curtas, em vez de guardar o orçamento para uma viagem internacional”, analisa.

De acordo com o site, a pesquisa foi feita no dia  18 de fevereiro se baseou na procura por voos de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil rumo a terminais do mundo inteiro. O levantamento comparou passagens buscadas em janeiro de 2020 e janeiro de 2019, para viagens em março e abril de cada ano.

(*) Crédito da foto: Jade Queiroz/MTur