MTur - serra da capivaraDurante visita a São Raimundo Nonato (PI) foi anunciado a inclusão do parque em campanhas promocionais

Ontem (30),  MTur (Ministério do Turismo) anunciou junto ao presidente Jair Bolsonaro, o investimento de R$ 6,5 milhões para infraestrutura turística do Parque Nacional da Serra da Capivara. O montante será voltado para obras no município de São Raimundo Nonato, no Piauí.

Pela primeira vez na região,  Bolsonaro destacou a ação da pasta para a retomada do setor no país e as belezas do local. “Desde o começo, a ideia é descobrir para muitos brasileiros regiões tão lindas, como essa que estamos visitando. Nenhum país do mundo tem o potencial do turismo que nós temos. Junto com o ministro Marcelo Álvaro Antônio, vamos colocar o turismo no Brasil no lugar que ele merece”, salientou o presidente.

“O nosso desafio é traduzir o potencial que o Brasil tem no turismo em realidade. A cidade de São Raimundo Nonato abriga um dos maiores parques arqueológicos do mundo e tem potencial para dois ou três milhões de visitantes. Obviamente, a gente precisa de infraestrutura e é nesse sentido que o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro têm nos orientado”, acrescentou o ministro.

MTur: aposta para retomada

De olho no turismo doméstico, a pasta vem fazendo sua aposta em parques nacionais. A exemplo dos investimentos em Minas Gerais e no Sul do país. Com esse mesmo objetivo, o MTur incluiu a Serra da Capivara no escopo da campanha promocional de incentivo ao setor nos parques nacionais do Brasil.

Anexando o parque, ainda, à política do Fundo Setorial do Audiovisual para produção de filmes e documentários que tenham como tema ou plano de fundo os destinos turísticos nacionais. Além disso, foi anunciada a estruturação do Aeroporto Internacional Serra da Capivara para atração de voos comerciais, em parceria com o Ministério da Infraestrutura.

O interesse na região não é repentino. Ainda no ano passado, o MTur esteve em três ocasiões na região para identificar e aprimorar as potencialidades turísticas do atrativo. Numa delas, técnicos realizaram um diagnóstico das necessidades de infraestrutura, conectividade, meio ambiente e promoção do local.

(*) Crédito da foto: Alan Santos/PR