Três peguntas para - Ricardo Mader_internaMader está otimista com a retomada do mercado hoteleiro

Pensou em desenvolvimento ou qualquer transação envolvendo projetos imobiliários? Pois bem, em algum momento da conversa o nome da Jones Lang LaSalle pode aparecer. Consultoria referência no mercado global, a JLL tem um braço hoteleiro, que, no Brasil, tem figura de Ricardo Mader sua “cara”.

Na empresa desde 2008, o executivo participou de alguns dos principais negócios feitos na hotelaria nacional. Mais ainda, conduz um estudo referência sobre o mercado, o Hotelaria en números. Além disso, é uma das referências do setor quando se pensa em desenvolvimento hoteleiro. Em conversa para o Hotelier News para o Três perguntas para, Mader passou uma mensagem positiva para o mercado. 

Para o executivo, a hotelaria deve ser um dos segmentos que vai ser recuperar com maior rapidez no pós-pandemia. Entre as razões para seu otimismo está a oferta menor. Ainda assim, ele acredita que projetos hoteleiros que estavam em construção devem retomar seu ritmo de obras normalmente após o controle da pandemia. Veja abaixo mais insights passados pelo Managing Director da JLL Hotels & Hospitality Group.

Três perguntas para: Ricardo Mader

Hotelier News: Entre muito, médio, pouco ou otimista, onde você se posiciona em relação à retomada do mercado hoteleiro?

Ricardo Mader: A demanda hoteleira está atrelada ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Estou médio confiante na retomada do crescimento do PIB, após o controle da pandemia. No entanto, alguns setores da economia devem retomar com mais força do que outros. Estou muito confiante na recuperação do setor hoteleiro, pois mesmo com uma retomada gradual da economia, as pessoal vão ter que voltar. Além disso, a oferta hoteleira deve diminuir, pois alguns dos hotéis que fecharam nos últimos 30 dias deverão demorar mais tempo para reabrir, e alguns talvez nem voltem mais a operar.
 
HN: Em termos de desenvolvimento hoteleiro, o ano acabou? Acredita em postergações de projetos em curto, médio ou longo prazo? Do que dependeria esse tempo de espera?

RM: O Brasil já vivia um ciclo de baixo desenvolvimento de hotéis, como consequência do grande crescimento da oferta durante 2013 e 2016 e da crise econômica de 2017 e 2018. Os projetos hoteleiros que estavam em construção devem retomar seu ritmo de obras normalmente após o controle da pandemia. Como acredito que a economia vai retomar o ritmo de crescimento até o final de 2020, certamente os projetos que já eram de longo prazo vão continuar normalmente.
 
HN: Vi um documento recente da JLL sobre o mercado imobiliário na China, incluindo o hoteleiro. Dada as grandes diferenças entre os dois países, seja na economia ou no mercado hoteleiro, o que podemos aproveitar e aprender das informações que vêm do outro lado do mundo?

RM: O ponto semelhante entre o mercado hoteleiro chinês e brasileiro é a predominância de hóspedes domésticos sobre os internacionais. Na China, os segmentos hoteleiros que têm apresentado grande recuperação após o controle da pandemia são os econômicos e resorts, que dependem mais da demanda doméstica. O fato de o Brasil não depender tanto de hospedes internacionais é mais um dos fatores que me deixa otimista com a recuperação da indústria hoteleira pós controle da pandemia.

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Divulgação/JLL Hotels & Hospitality Group