InícioNEGÓCIOSMercadoPipeline hoteleiro cresce 22% no 2º tri na América Latina
Slaviero hospitalidade

Pipeline hoteleiro cresce 22% no 2º tri na América Latina

A atividade de desenvolvimento da hotelaria na América Latina segue aquecida. Segundo relatório da LE (Lodging Econometrics) referente ao segundo trimestre de 2025, o pipeline da região atingiu 748 projetos e 116,6 mil quartos, registrando alta anual de 22% no número de empreendimentos e de 20% na oferta de UHs (Unidades Habitacionais).

O levantamento aponta que, ao final de junho, havia 303 projetos em construção (51,1 mil quartos), o que representa avanço de 20% nos projetos e de 15% nas UHs em relação ao mesmo período de 2024. Outros 197 empreendimentos (30,9 mil quartos) devem iniciar as obras nos próximos 12 meses, enquanto a fase inicial de planejamento inclui 248 empreendimentos (34,5 mil quartos) — esse último estágio cresceu 44% em número de hotéis e 45% em UHs na comparação anual.

Entre os segmentos da hotelaria latino-americana, o maior volume de empreendimentos está nas categorias upscale (142 projetos/27,4 mil quartos), upper midscale (140 projetos/20,4 mil) e midscale (137 empreendimentos/16,9 mil acomodações).

A construção civil hoteleira também avançou em ritmo acelerado no segundo trimestre. Foram iniciadas obras de 46 novos empreendimentos, que somam 7,2 mil quartos — alta de 15% sobre o trimestre anterior. Já o volume de projetos em reforma e conversão chegou a 159, totalizando 27,5 mil UHs. Os anúncios de novos projetos subiram 6% em relação ao segundo trimestre de 2024, com 66 empreendimentos e 9 mil quartos.

Entre os países, o México lidera com 263 projetos em carteira, com 40,4 mil quartos envolvendo hotelaria. Em seguida, estão  Brasil (121 projetos/16,1 mil quartos) e República Dominicana. A terceira, aliás, bateu recorde com 85 empreendimentos e 18,4 mil UHs. Juntos, os três países respondem por 63% dos projetos e 64% da oferta total em desenvolvimento na América Latina.

As cidades com maior volume de projetos são Cidade do México (29 projetos/3,4 mil quartos), Riviera Maya (17 projetos/2,2 mil UHs) e Georgetown (14 projetos/1,8 mil quartos).

Presente e futuro

No primeiro semestre deste ano, 25 hotéis foram inaugurados na região, adicionando 4,4 mil quartos à oferta. A previsão da LE indica que outros 64 empreendimentos (11 mil quartos) devem ser entregues no segundo semestre, totalizando 89 aberturas e 15,5 mil acomodações em 2025.

Para os próximos anos, a projeção segue otimista: 131 hotéis (19,9 mil quartos) devem ser inaugurados em 2026. Pela primeira vez, a LE divulgou também a previsão para 2027, com expectativa de 140 novos hotéis e 19,4 mil UHs.

(*) Crédito da foto: Freepik

Realgems ameneties