InícioLIFESTYLEMagazinePrêmio VIHP divulga finalistas em mais três categorias
Evento FOHB
Best Western - OTAs
Slaviero hospitalidade
Banner Bee2Pay

Prêmio VIHP divulga finalistas em mais três categorias

Promovido pelo Hotelier News em parceria com a QI Profissional, o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) reconhece profissionais de diferentes áreas da hotelaria e evidencia sua contribuição para o desenvolvimento do setor. A iniciativa leva em conta a trajetória, as competências e o impacto desses profissionais na operação e nos resultados dos empreendimentos.

Hoje (10), o Prêmio VIHP divulga os nomes dos finalistas em três categorias: Gerência Geral — Hotelaria Upscale; Gerente Geral — Midscale; e Gerente Geral — Uppermidscale. A premiação acontece no dia 16 de setembro, em São Paulo, durante a programação da Equipotel, no Expo Center Norte.

Confira os finalistas

Gerência Geral — Upscale

Nesta categoria, os candidatos são Fabio Kazuo Yamashita (Bourbon Resort Atibaia), Moema Lorencetti (Hot Beach Resort), Alexandre Barros (Radisson Curitiba) e Rodrigo Delabheta (Deville Prime Cuiabá).

Yamashita é graduado em Administração de Empresas com ênfase em Hotelaria pela Faculdade Nove de Julho, pós-graduado em Controladoria pela Universidade Mackenzie e em IA Aplicada à Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Além disso, possui MBA em Gestão e Inteligência Competitiva pela UNIT.

Fabio Kazuo Yamashita
Yamashita acumula quase duas décadas de experiência

Iniciou a carreira na hotelaria em julho de 2008 como gerente geral do Comfort Hotel Fortaleza, onde permaneceu até maio de 2011. No mesmo mês, assumiu a gerência geral do Radisson Hotel Maceió, permanecendo no empreendimento até março de 2023.

Paralelamente, entre 2016 e 2017, atuou como diretor de Marketing e Comunicação da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). De março a dezembro de 2023, foi diretor geral do Bourbon Ibirapuera. Em março de 2024, chegou ao Bourbon Resort Atibaia para assumir a gerência geral, cargo que ocupa atualmente.

Moema, por sua vez, é graduada em Gestão de Turismo pela Unopar (Universidade Norte do Paraná), formação concluída entre 1999 e 2002. Na sequência, cursou pós-graduação em Gestão Hoteleira pelo Centro Universitário Senac, entre 2003 e 2004. Também estudou Business na UNSW Business School, na Austrália, entre 2004 e 2005.

Moema Lorencetti
Moema atua na hotelaria há 23 anos

Sua carreira na hotelaria começou em 2003, no Grande Hotel Senac, em Campos do Jordão (SP), como recepcionista. Entre 2005 e 2006, foi chefe de Recepção na Bristol Hotéis & Resorts, em Maringá (PR). Ainda em 2005, ingressou na IHG Hotels & Resorts, onde permaneceu até 2011. No período, trabalhou no Holiday Inn Salvador como recepcionista, assistente de Diretoria de Hospedagem e gerente de Recepção. Posteriormente, assumiu a gerência de Operações do Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, função exercida entre agosto de 2009 e novembro de 2011.

Em novembro de 2011, passou a integrar a Accor, inicialmente como subgerente. Em agosto de 2013, assumiu a gerência geral, posição que ocupou até outubro de 2020 em empreendimentos da rede em São Paulo, Alagoas e Ceará. Entre novembro de 2021 e julho de 2022, foi gerente operacional do Ipioca Beach Residence & Resort, em Maceió. De julho de 2022 a janeiro de 2024, esteve à frente da gerência geral do My Mabu Homes, em Foz do Iguaçu (PR).

Na sequência, entre janeiro e agosto de 2024, comandou o Wyndham Ilhabela Casa di Sirena, em Ilhabela. Desde agosto daquele ano, é gerente geral do Hot Beach Resort, em Olímpia (SP).

Barros tem formação em Administração Hoteleira pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Design de Interiores pela mesma instituição.

Alexandre Barros
Barros tem passagens por hotéis de diferentes perfis

Sua experiência na hotelaria teve início em abril de 2001, no Quality Suites Bauru, da Atlantica Hospitality International, onde trabalhou na recepção até março de 2005. De abril de 2005 a novembro de 2006, integrou a equipe de Recepção do Comfort Suites Londrina. Em seguida, foi supervisor de Recepção do Radisson Hotel Curitiba, de novembro de 2006 a setembro de 2009. Depois, teve uma passagem de três meses como gerente de Implantação do Radisson Hotel Vitória e, entre agosto de 2009 e fevereiro de 2011, foi gerente de Serviços do Radisson Hotel Maceió.

Em março de 2011, assumiu a gerência geral do Comfort Hotel Ribeirão Preto, permanecendo no cargo até setembro de 2013. Na sequência, comandou o Quality Hotel e Suites Brasília, de outubro de 2013 a março de 2017. Entre março de 2017 e setembro de 2019, esteve à frente do Radisson Hotel Aracaju. Todos esses empreendimentos integravam o portfólio da Atlantica.

A partir de setembro de 2019, Barros passou a atuar como diretor de Operações da companhia, função exercida até 2023, com responsabilidade por 40 hotéis nas regiões Sul e Centro-Oeste, além de alguns empreendimentos em São Paulo. Em maio de 2023, ingressou na HCC Hotels como gerente geral do Radisson Curitiba, cargo que ocupa atualmente. Desde setembro daquele ano, acumula também a função de gerente de Projetos Residenciais da HCC.

Delabheta é formado em Hotelaria pela Castelli Escola Superior de Hotelaria, formação realizada entre 2008 e 2009. Em 2023, concluiu MBA em Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional Uninter.

Rodrigo Delabheta Stipp
Delabheta tem forte atuação na Deville

Sua trajetória profissional teve início no Bistrô Maria Arteira, no Paraguai, onde foi gerente entre 2010 e 2014. Em novembro de 2014, ingressou no Hotel Deville Prime Cuiabá como chefe de Recepção, permanecendo na função até abril de 2018. Na sequência, ocupou o mesmo cargo no Hotel Deville Prime Porto Alegre, de abril de 2018 a julho de 2019.

Em julho de 2019, passou para o escritório corporativo da Rede Deville, onde foi gerente de Operações até agosto de 2021, dando suporte às operações de nove hotéis. De setembro de 2021 a maio de 2023, comandou o Hotel Deville Curitiba Batel como gerente geral.

Desde junho de 2023, é gerente geral do Hotel Deville Prime Cuiabá, retornando ao empreendimento onde havia atuado no início de sua trajetória na companhia.

Gerente Geral — Midscale

Nesta categoria, os finalistas são Wellington Contiero (eSuites Transamerica Sorocaba), Michel Guidoni (Intercity Hotels) e Daniel Abramovic (Comfort Hotel e Suítes Rondonópolis).

Contiero é graduado em Gestão do Turismo com ênfase em Hotelaria pela FIB — Faculdades Integradas de Bauru, formação concluída em 2011. Em 2015, concluiu pós-graduação em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac e, em 2022, uma especialização em Gerente Geral Hoteleiro pelo Hotel College. Em 2025, realizou Pré-MBA em Finanças Corporativas pela Saint Paul/Exame Saint Paul. Seu currículo também registra formações executivas em Hospitality Marketing pela ESPM e programas no Grande Hotel Senac São Pedro e no Grande Hotel Senac Campos do Jordão.

Na experiência profissional, Contiero teve uma passagem internacional pela Ibero Cruzeiros, onde atuou como líder/supervisor de Alimentos & Bebidas em Operações de Cruzeiros.

Wellington Contiero
Contiero chefia o empreendimento de Sorocaba desde o ano passado

Entre maio de 2018 e setembro de 2019, foi gerente geral do Ives Hotel, em Costa Rica (MS). Em setembro de 2019, assumiu a gerência geral da Rede Class Hotel, em Rio Claro (SP), permanecendo na função até janeiro de 2022. Na sequência, de janeiro de 2022 a dezembro de 2024, comandou o Hotel San Paolo, em Pederneiras (SP).

Desde janeiro de 2025, é gerente geral do eSuites Transamerica Sorocaba, empreendimento que integra o portfólio da Atlantica Hospitality International.

Guidoni é bacharel em Turismo pelas Faculdades Bandeirantes e em Direito pela Funorte. Também possui MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Marketing, ambos pela Universidade Gama Filho. O profissional ainda conta com duas pós-graduações pela Damásio Educacional: Direito Penal e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Michel Guidoni
Guidoni atuou em hotéis em diferentes destinos

Na hotelaria, Guidoni ingressou na Atlantica em julho de 2004, no Sleep Inn Ribeirão Preto (SP), onde exerceu funções operacionais e administrativas até novembro de 2006. De novembro de 2006 a fevereiro de 2008, foi governante e executivo de Governança e Manutenção do Quality Saint Paul e Comfort S. Peter, em São José do Rio Preto (SP). Em seguida, de fevereiro de 2008 a janeiro de 2010, trabalhou no Sleep Inn Manaus como supervisor de Alimentos & Bebidas, governante e trainee para gerente geral.

Entre janeiro e setembro de 2010, integrou o Comfort Hotel Manaus, primeiro como gerente de Alimentos & Bebidas e, depois, como trainee para gerente geral. No mesmo período, entre junho e setembro de 2010, foi professor de cursos técnicos de Hotelaria no Sesi Manaus. Em outubro daquele ano, assumiu sua primeira gerência geral na Atlantica, à frente do Quality Hotel Aracaju, onde permaneceu até janeiro de 2016.

Na sequência, comandou o Go Inn Hotel Aracaju, de julho de 2015 a janeiro de 2016, período que incluiu a implantação da unidade. De janeiro a outubro de 2016, foi gerente geral do Quality Hotel Petrolina (PE).

Desde fevereiro de 2017, Guidoni é gerente geral do Intercity Montes Claros (MG). Em 2026, passou também a integrar o Conselho Municipal de Turismo de Montes Claros.

Abramovic é bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Flamingo, formação realizada entre 2003 e 2006. Em 2011, concluiu pós-graduação lato sensu em Gerenciamento Hoteleiro pelo AHLEI (American Hotel & Lodging Educational Institute).

Daniel Abramovic
Abramovic atua na hotelaria há 25 anos

Sua carreira na hotelaria começou no Hotel Meliá Confort Higienópolis, em São Paulo, onde trabalhou como recepcionista bilíngue de junho de 2001 a novembro de 2004. De dezembro de 2004 a janeiro de 2012, atuou no Staybridge Suites Hotels, também em São Paulo, como supervisor e coordenador de Recepção. Na sequência, entre agosto de 2012 e outubro de 2013, foi chefe de Recepção do George V Casa Branca.

Entre junho de 2014 e julho de 2018, Abramovic ocupou o cargo de subgerente na Accor, com atuação em São Paulo e região. Em julho de 2018, ingressou na Atrio Hotel Management, onde permaneceu até agosto de 2024 como gerente geral, comandando diferentes unidades da marca Ibis no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Ceará. Entre os empreendimentos citados no currículo estão o Ibis Styles São Carlos, o Ibis Itatiba e o Ibis Styles Rio de Janeiro Botafogo.

De agosto de 2024 a abril de 2025, foi gerente geral do Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, em Búzios (RJ). Em maio de 2025, assumiu como diretor geral da D.A Serviços Administrativos, à frente das operações do Vila dos Smurfs Park, em São Paulo. Desde setembro de 2025, ocupa o cargo de gerente geral do Comfort Hotel e Suítes Rondonópolis (MT).

Gerente Geral — Uppermidscale

Aqui, os candidatos são João Henrique da Silva (Royal Palm Tower Indaiatuba), João Matos (Hotel Windsor Guanabara) e José Enrique Mas Bertini (Pratagy Beach Resort All Inclusive).

Silva é graduado em Administração de Empresas pela Unip (Universidade Paulista), formação realizada entre 2004 e 2007. Entre 2011 e 2013, cursou MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégias pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Mais recentemente, entre 2023 e 2024, concluiu MBA em ESG pelo Ibmec.

João Henrique da Silva
Silva construiu carreira no Royal Palm

A experiência profissional do executivo concentra-se no Grupo Royal Palm. No Royal Palm Plaza Hotel Resort, em Campinas (SP), Silva foi gerente assistente de maio de 2013 a maio de 2015. Em junho de 2015, passou a gerente de Recepção do empreendimento, função que exerceu até abril de 2018.

Em março de 2018, assumiu a gerência geral do Royal Palm Residence & Tower, em Campinas, permanecendo na posição até agosto de 2021. Desde então, é gerente geral do Royal Palm Tower Indaiatuba.

Matos é bacharel em Administração Hoteleira pela Universidade Lusófona de Lisboa, em Portugal, formação realizada entre 1995 e 1999. Ao longo da carreira, também participou de programas de desenvolvimento executivo, entre eles Five Stars Management, pela Neves de Almeida Consulting, em Lisboa, em 1999; Restaurants Revenue Management e Foodservice Management, pela Cornell University, em 2011; além de formações pelas academias Sheraton e Vila Galé.

João Matos
Matos trabalha no setor há mais de 20 anos

Entre 1999 e 2001, trabalhou em Portugal como gerente de Alimentos & Bebidas da Flunch, rede francesa de restaurantes self-service. De 2001 a 2009, permaneceu no país, atuando como gerente de Restaurantes e operador do IL Fatocatto, Johnny’s Ristorante e Hot Stuff Bar. De volta à hotelaria, entre dezembro de 2010 e março de 2012, foi gerente de Operações de Alimentos & Bebidas do Sheraton Grand Rio Hotel, no Rio de Janeiro.

Em abril de 2012, ingressou na Vila Galé como gerente de Alimentos & Bebidas do Vila Galé Angra dos Reis (RJ). Em novembro daquele ano, passou a gerente de Operações do mesmo empreendimento, função exercida até outubro de 2014. Na sequência, assumiu a gerência geral da unidade, permanecendo no cargo de novembro de 2014 a outubro de 2016. Entre setembro de 2016 e agosto de 2020, comandou o Vila Galé Marés (BA) e, de agosto de 2020 a setembro de 2022, esteve à frente do Vila Galé Rio de Janeiro.

Em maio de 2023, Matos ingressou na Windsor Hotéis como gerente geral do Hotel Windsor Califórnia, em Copacabana, permanecendo na unidade até agosto de 2024. Em maio daquele ano, também atuou como gerente geral em regime de task force nos hotéis Windsor Brasília e Windsor Plaza Brasília. Desde agosto de 2024, ocupa a gerência geral do Hotel Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro.

Bertini é formado em Administração Hoteleira e Turismo pela Escuela D’Hosteleria y Turismo de Saint Pol de Mar, em Barcelona, formação realizada entre janeiro de 1994 e janeiro de 1997. Após a graduação, ingressou na Sol Meliá Brasil, onde trabalhou de setembro de 1997 a dezembro de 2001. Começou como recepcionista no Hotel Sol Bienal e, posteriormente, passou pelas funções de supervisor de Recepção e gestor de Treinamentos Operacionais e Aberturas.

José Enrique Mas Bertini
Bertini tem passagens por empresas importantes do setor

Em dezembro de 2001, ingressou na Atlantica Hospitality International, permanecendo na companhia até setembro de 2014. Nesse período, atuou em empreendimentos como Quality Fortaleza, Quality Afonso Pena, Quality Aracaju, Comfort Uberlândia, Quality Suites Congonhas, Comfort Downtown, Quality Jundiaí, Quality Faria Lima, Park Suites Manaus e Clarion Jade Brasília.

Entre setembro de 2014 e novembro de 2018, foi diretor de Operações da Nobile Hotéis, com atuação em 12 empreendimentos e participação em implantações hoteleiras. De março de 2019 a agosto de 2020, foi proprietário da Casa do Guapo Rotisserie, em Santos (SP).

Em agosto de 2020, retornou à gestão hoteleira como gerente residente do Ouro Minas Palace Hotel, onde permaneceu até setembro de 2021. Na sequência, de setembro de 2021 a março de 2022, comandou o Radisson Paulista. Entre março de 2022 e dezembro de 2024, esteve à frente da gerência geral do Hot Beach Suítes Olímpia.

Desde dezembro de 2024, Bertini é gerente geral do Pratagy Beach Resort All Inclusive/Acquapark Pratagy, empreendimento localizado em Maceió.

(*) Crédito das fotos: Divulgação

Grupo R1
Realgems amenities