quarta-feira, 27/agosto
InícioNEGÓCIOSShort-term RentalXtay equilibra distribuição entre canal direto e OTAs

Xtay equilibra distribuição entre canal direto e OTAs

Com foco no lifestyle urbano em 2024, a Xtay quer também, neste ano, incrementar seu negócio de assessoria de incorporadoras.

Após um 2023 positivo nos resultados, a Xtay procurou se estabelecer no cenário do short-term rental brasileiro no ano passado. Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Gabriel Fumagalli, CEO e fundador da empresa, cita que os números foram expressivos e que 2024 foi importante para crescer. Prova disso é que as reservas diretas já representavam 50% da distribuição total.

“Esse avanço, que equivale a participação de plataformas tradicionais, como Booking e Airbnb, demonstra que os clientes reconhecem e confiam na marca Xtay. A experiência integrada de reservar diretamente conosco, portanto, mostra como nossa estratégia digital e de fidelização está funcionando”, explica o executivo.

Entre os destaques do ano passado, a operadora inaugurou, no terceiro trimestre, empreendimentos de alto padrão em Porto Alegre e Balneário Camboriú (SC). A última operação citada, de acordo com o CEO, é considerada peça-chave no portfólio, situando a Xtay no que ele cita como “um dos destinos turísticos mais prestigiados do país”. Além disso, ele reforça que este é o tipo de expansão atrelado ao caráter de lifestyle urbano das unidades da marca.

Outro ponto levantado como positivo para a posição atual da companhia é ser parte do ecossistema da Atrio Hotel Management. Fumagalli acredita que a parceria faz toda a diferença para o desenvolvimento da Xtay. “Nós aproveitamos o conhecimento da operadora hoteleira para estruturar processos e tomadas de decisões estratégicas. Praticamente, ‘bebemos da água’ da Atrio”, complementa.

Gabriel Fumagalli - Xtay
Fumagalli destaca os planos da empresa

Short-term rental no Brasil

Apesar de incertezas, o aluguel de curta temporada é uma realidade no país. Na avaliação do CEO, o segmento cresce de forma acelerada no Brasil, impulsionado por dois fatores centrais: digitalização do mercado imobiliário e mudança no comportamento dos viajantes.

“Os hóspedes buscam conveniência, autonomia e experiências locais autênticas. Por isso, investidores e incorporadores têm enxergado neste modelo uma alternativa eficaz para rentabilizar ativos, mesmo diante dos desafios regulatórios em algumas cidades. Na Xtay, a tecnologia nos auxilia a automatizar processos e padronizar o serviço”, salienta.

Além disso, a atuação da ABLT (Associação Brasileira de Locação Por Temporada), fundada em outubro do ano passado, tem sido fundamental para debater questões regulatórias e fortalecer a representatividade do setor, segundo Fumagalli. Mesmo assim, ele cita que alguns desafios travam, principalmente, a expansão de influência e ações educativas do short-term rental no Brasil.

Expansão em 2025

No planejamento para este ano, o executivo cita que a Xtay tem três empreendimentos em Florianópolis prontos para serem inaugurados: Oslo, The Bridge e Fuji. Serão 157 acomodações somadas ao portfólio, com espaço entre 30 e 50 metros quadrados (m²). Em Curitiba, a recente abertura do Linked Batel by Xtay adicionou mais 264 unidades habitacionais à base da empresa.

Além da expansão imobiliária, a Xtay aposta na oferta de serviços de assessoria para incorporadores, acompanhando e auxiliando parceiros desde o lançamento dos projetos até a entrega das chaves.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Xtay