Dos estandes, 42 eram de operadoras nacionais e estrangeiras
A sétima edição da WTM-LA (World Travel Market Latin America), encerrada ontem (4) foi marcada por novidades no setor hoteleiro. Aberta na terça-feira (2), o encontro reuniu 600 expositores de 50 países.
Durante a cerimônia de abertura, Luciane Leite, diretora do WTM-LA, destacou a presença do Women In Travel. Pela primeira vez, a organização britânica realizou painel para discutir a presença e contribuição das mulheres no turismo.
Os esforços governamentais para desenvolvimento do turismo brasileiro também foram mencionados. Vinicius Lummertz, secretário estadual do Turismo de São Paulo, enfatizou a diminuição da alíquota do ICMS para o querosene de aviação. Outro ponto ressaltado foi a abertura do setor aéreo para o capital estrangeiro e a isenção de vistos para alguns países, entre eles os Estados Unidos.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também teve a palavra. Segundo o ministro, o governo federal planeja um "revogaço" para diminuir burocracia e fomentar o desenvolvimento do setor.
Em balanço divulgado ainda no segundo dia da feira, a organização revelou que 10.841 haviam visitado o evento. O montante representa crescimento de 23% em relação à edição anterior. Já o evento do ano que vem foi confirmada para os dias 31 de março, 1 e 2 de abril de 2020.
WTM-LA: Hotéis divulgaram novidades durante a feira
AMResorts
Durante a feira, a rede anunciou aumento de 58% nas vendas no Brasil em 2018, quado comparado a 2017. Em paralelo, o número de brasileiros que viajaram para os hotéis da empresa aumentou 135% em mesma base de comparação. Para 2019, a AMResorts também divulgou a inauguração de cinco resorts no México e quatro na Espanha.
WTM-LA 2020 foi confirmada para 31 de março
Best Western
A novidade da rede americana na WTM-LA é a confirmação da expansão brasileira. Em 2019, a Best Western inaugura mais quatro propriedades no Brasil. Mesmo assim, a empresa não está tão otimista com a América Latina. “A situação econômica da América do Sul é preocupante com as mudanças de governo, como Brasil e México, por exemplo”, afirma Matt Teixeira, diretor de Vendas nas Américas.
Meliá Hotels International
Também visando uma expansão no Brasil, a rede espanhola direciona sua mira para grandes capitais brasileiras com potencia lpara viagens tanto de lazer, quanto para o corporativo. Um exemplo é o Rio de Janeiro. “Em termos de pipeline mundial, prevemos uma expansão robusta nos próximos anos. A recuperação da economia brasileira nos anima para expandir por aqui também”, afirmou Fernando Gagliardi, diretor de Vendas, Marketing e Distribuição da Meliá na América do Sul.
Serhs Natal
O resort, que lançou o regime de hospedagem Serhs Inclusive no ano passado, fechou o primeiro semestre com 78% de ocupação. Só em janeiro, o índice atingiu 90%. O Serhs Natal também entregou um espaço kids reformado, além de disponibilizar de um business center com capacidade para 1.300 pessoas e 16 salas de reuniões.
Nadai Confort Hotel & Spa
O empreendimento, localizado em Foz do Iguaçu (PR), informou que realizará renovações na propriedade. Entre as obras, que devem ser finalizadas esse ano, estão reforma da fachada e de 43 dos 130 apartamentos. Um deck que integrará a área de lazer do Nadai também devem sair do papel esse ano.
Le Canton
Localizado em Teresópolis (RJ), o empreendimento planeja uma reforma de R$ 1,8 milhão no restaurante Lugano. Ampliação se mostrou necessária depois do aumento da oferta de habitações. Nos últimos três anos, o Le Canton cresceu em 30% no número de quartos, entregando os últimos 12 no Carnaval. Para 2020, o resort prevê investimento no parque aquático.
Búzios Beach Resort
O resort divulgou, durante a WTM-LA, números relativos ao primeiro trimestre de 2019. No Búzios Beach Resort, os primeiros meses acumularam receita total de R$ 12,8 milhões. O montante significa crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2018.
Chirayama: ações de promoção do resort estão dando resultado
Hotel Armação
A novidade do empreendimento de Porto de Galinhas (PE) é a ampliação do estacionamento e no número de quartos. São previstos 36 novos apartamentos para entrega até o fim do ano. As reformas receberão investimento de R$ 6 milhões. Em 2018, o Hotel Armação instalou um cinema e teatro infantil , assim como um deck que dá acesso à praia.
Oxo Hotel
Operador que atua no mercado colombiano divulgou cinco inaugurações até março de 2020. As aberturas mais próximas da Oxo Hotel, para o segundo semestre, são quatro hotéis, sendo dois em Bogotá e dois em Cartagena.
Nobile Hotéis
A rede brasileira iniciará sua primeira operação no Chile. Com inauguração prevista para maio, o hotel de 157 quartos carregará a bandeira Best Western. Localizado em frente à principal estação rodoviária de Santiago, o Best Western Estación Central terá uma diária inicial de US$ 75. A Nobile Hotéis se diz otimista com a inauguração. Voltado para hóspedes tanto de lazer, quanto corporativos, o empreendimento possui piscina, academia e centro de convenções com capacidade para 200 pessoas.
Feira teve aumento de público de 23% nos primeiros dois dias
(*) Crédito da capa: Bruno Churuska/Especial para o Hotelier News
(**) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Espeial para o Hotelier News
(***) Crédito da foto: Juliana Stern/ Hotelier News