RJ- termosMedina e Leite durante o encontro

Ontem (15), o governador do RJ, Wilson Witzel, Otávio Leite, secretário de Turismo e Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, lançaram a campanha TurisRock. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo governo e a organização do festival, visando estimular o fluxo de turistas em outros destinos do estado. 

Por meio de um desconto de 30% válido nos hotéis participantes da promoção, a iniciativa tem o apoio da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), dos CVBs (Conventions Bureau) e das prefeituras municipais. A parceria proporcionará informações diretas aos 700 mil presentes no Rock in Rio apresentando o TurisRock.

A divulgação dos municípios deve auxiliar no fomento do turismo no estado. A promoção será válida de 20 de setembro a 13 de outubro para todas as cidades do RJ, exceto a capital. Aos poucos, o site da campanha está sendo atualizado com adesões de novos destinos. Cerca de 70 hotéis já aderiram à iniciativa em 17 municípios.

Durante o encontro, Leite apresentou o portal que mostra as 92 opções de destinos de todas as regiões turísticas do estado. “Todos os 700 mil brasileiros e estrangeiros que adquiriram o ingresso para o Rock In Rio receberão informações sobre o “TurisRock". São pessoas que virão ao Rio de Janeiro e que terão a oportunidade de conhecer outras praças turísticas do estado”, explica o secretário.  “Vamos mostrar para elas as múltiplas possibilidades de destinos muito interessantes para serem desfrutadas antes, durante e depois do Rock In Rio”, ressalta. 

O empresário Roberto Medina ressaltou que as ações promocionais são um forte atrativo para que os turistas conheçam as “inúmeras belezas do Rio de Janeiro”. “A plateia do Rock in Rio aqui é mais importante do que o artista. Portanto é um pecado a gente não olhar o potencial que temos”, diz.  “Quando eu vi o governador dizer que a meta dele era o turismo e a segurança o mínimo que poderia fazer era apoiar. Vejam bem, é um grupo pequeno que se juntou porque tem a convicção que o turismo é uma peça importante de recuperação não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil. Se o Rio vai mal, o Brasil vai mal lá fora. É incrível como o Rio é fantástico” completou.
 
O governador Wilson Witzel convidou os representantes dos municípios para assinarem o termo e chamou a atenção para as inúmeras parcerias que o RJ vem fazendo para alavancar o segmento. Na ocasião, Witzel agradeceu a presença dos influenciadores digitais que apoiam a promoção do turismo nas redes sociais.

 “Nós estamos fazendo a nossa parte procurando as empresas, aumentando o número de voos para o RJ. A percepção que nós temos é que o RJ voltou a ser um Estado que oferece segurança. Temos problemas, mas estamos reduzindo os nossos índices de criminalidade. E nós queremos mostrar que o nosso Estado tem muito a oferecer” finalizou Witzel.

RJ: medidas

A Setur-RJ vem trabalhando fortemente a divulgação do destino e estudando medidas que possam auxiliar no aumento do fluxo de visitantes no estado. No último dia 7, a pasta realizou o encontro “Investe Turismo- Perspectivas para Alavancar o Turismo”. A iniciativa foi uma parceria entre a Secretaria, o Sebrae, Mtur e Embratur, que discutiram junto ao trade soluções para melhorar o setor.

Uma das maiores preocupações foram os meios de divulgação, qualificação e promoção dos destinos turísticos. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Governo do RJ