O governo do Rio de Janeiro deu esta semana mais um passo rumo à retomada. A Setur-RJ (Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro) lançou a plataforma digital “Rio, o seu melhor presente”, em parceria com o jornal O Globo e apoio da Fecomercio, Sesc-RJ e Senac-RJ. O site nasceu com o objetivo de fomentar a recuperação do setor, estimulando prestadores de serviços turísticos a concederem descontos aos visitantes.

Na plataforma, turistas terão acesso à informações sobre os municípios e opções de meios de hospedagens, além de decretos referentes à flexibilização de cada região. Vale ressaltar que todos os estabelecimentos devem cumprir e respeitar os protocolos de segurança sanitária de combate ao Covid-19.

“O turismo fluminense puxou a média do país para cima no ano passado. Tivemos 22% de crescimento, praticamente não tivemos baixa temporada, a ocupação hoteleira foi alta e o Réveillon e o carnaval foram sucessos de público. Tudo resultado de um trabalho de divulgação do estado, junto com a rede hoteleira e o setor de serviços. Agora, contamos com essa plataforma, que vai ser essencial para a retomada do nosso turismo”, disse Cláudio Castro, governador em exercício.

Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento do setor, afetado pela pandemia da Covid-19. “Ao lançarmos uma plataforma que aproxima os empresários do setor com o público final, estamos fazendo com que os custos diminuam para ambas as partes. A negociação fica mais acessível, favorecendo a comercialização. Tenho certeza de que os preços atraentes propostos no site, pelos prestadores de serviços turísticos, e a conversa direta com os visitantes serão uma excelente oportunidade de negócios, e representam uma real possibilidade no aumento do fluxo de turistas para o nosso estado”.

Setur-RJ: como participar

Os profissionais e estabelecimentos que quiserem seus serviços e promoções na plataforma já podem se inscrever no site. A finalidade é concentrar o maior número de serviços e estabelecimentos para fomentar o turismo consciente no estado do Rio pelos próximos seis meses. Para o público, o portal estará disponível a partir do dia 17 de dezembro, quando os visitantes poderão comprar diretamente com o canal de venda participante. Ao todo, 12 regiões turísticas serão divulgadas para a consulta dos visitantes.

“Todos sabem que a história do Grupo Globo está diretamente ligada ao nosso estado. Foram muitas marcas e setores que pudemos contribuir, incentivar e apoiar. E mais uma vez temos a oportunidade, com esse projeto, de apoiar o setor do turismo nessa crise mundial”, afirmou Ricardo Rodrigues, diretor nacional de Negócios da Editora Globo.

O presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, destacou a importância da plataforma digital “Rio, o seu melhor presente” para o desenvolvimento econômico de todo o estado. ”O Rio é o nosso melhor presente. E o melhor presente que a Fecomércio pode ter é um Rio pujante, de desenvolvimento, gerando riquezas e empregos e igualdade social”.

Segundo estudos divulgados pela Booking.com, a capital fluminense foi o destino mais procurado por brasileiros em julho de 2020 e o lugar mais vendido pela Decolar durante a Black Friday deste ano.

(*) Crédito da foto: Flávio Cabral/Setur-RJ