quarta-feira, 20/agosto
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Três perguntas para: Renilson Santos

Com mais de duas décadas de experiência em liderança no setor hoteleiro e gestão empresarial, Renilson Santos está à frente da operação da Costa do Sauipe, contratado em agosto de 2022 pela Aviva.

Formado em Ciências Contábeis pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), o executivo acumula currículos acadêmico e profissional extensos. Com especialização em Controladoria pela USP (Universidade de São Paulo), conta também com MBA em Administração e Gestão pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Em participação à seção Três perguntas para, o executivo detalha os desafios de administrar um complexo de grande porte no modelo all inclusive. Santos coloca luz sobre estratégias de vendas e investimentos que, segundo ele, transformarão o destino baiano ainda mais nos próximos anos.

Três perguntas para: Renilson Santos

Hotelier News: Quais são os principais desafios operacionais em administrar um complexo de grande porte como Sauípe, especialmente com o modelo all inclusive?

Renilson Santos: Administrar o maior resort de praia do Brasil exige uma operação altamente coordenada, com atenção total aos detalhes. A Costa do Sauipe é um complexo com múltiplos hotéis, amplas áreas de lazer e milhares de hóspedes sendo atendidos simultaneamente, o que demanda uma estrutura robusta, processos bem definidos e times preparados para atuar com agilidade e excelência em todas as frentes.

Além disso, vivemos um momento de renovação. A Costa do Sauipe está inserida no ciclo de investimentos da Aviva, que prevê R$ 1,2 bilhão até 2028, sendo R$ 420 milhões só no complexo baiano, e isso impacta diretamente nossa operação. A revitalização dos hotéis, como o recém entregue Sol Grand Premium, eleva a categoria dos produtos e, por consequência, exige um patamar ainda mais elevado de entrega no dia a dia, da recepção aos serviços de gastronomia.

O modelo all inclusive exige controle absoluto sobre insumos, rotinas, estoques e qualidade, ainda mais em um complexo desse porte. Nossa operação de alimentos e bebidas passa por um processo contínuo de aprimoramento, com cardápios mais refinados e ofertas gastronômicas pensadas para diferentes perfis de hóspede e hotel. E esse cuidado será potencializado com a chegada da nossa CPDA (Central de Produção e Distribuição de Alimentos), prevista para 2027. Inspirada no modelo já em funcionamento no Rio Quente Resorts, ela trará ganhos expressivos em sustentabilidade, padronização e eficiência, além de contribuir para a redução de desperdícios e fortalecimento da experiência gastronômica.

Todo esse cuidado e sucesso da nossa operação em lidar com os desafios de administrar um complexo de grande porte se reflete na satisfação dos hóspedes. O NPS dos hotéis teve um crescimento significativo após melhorias e revitalizações, mostrando que estamos conseguindo superar os desafios da operação com excelência e entregar experiências cada vez mais memoráveis.

HN: Como está dividido o mix de canais de venda do empreendimento e qual a estratégia adotada pela Costa do Sauipe ao longo do ano?

RS: O mix de canais de venda da Costa do Sauipe é bastante diversificado. Hoje, cerca de 70% das vendas são realizadas via trade, com agências e operadoras parceiras, e o restante da venda direta se distribui entre diversos canais como CRM, site, redes sociais e mídia paga. Essa diversidade acompanha a estratégia da Aviva, que busca alcançar diferentes perfis de públicos com uma comunicação cada vez mais segmentada e eficiente.

Do lado da operação, que é a minha área de atuação, nosso compromisso é garantir que tudo o que é ofertado por esses canais seja entregue com excelência. Atuamos com foco na execução do que é divulgado em cada ponto de contato com o cliente: da hospedagem à gastronomia, do lazer às experiências personalizadas, assegurando uma jornada completa e memorável para cada hóspede.

HN: Como você avalia o momento atual da hotelaria de lazer no Brasil e o posicionamento de Sauípe nesse contexto? Quais são as metas e investimentos previstos para o complexo nos próximos anos?

RS: Vivemos um momento positivo para a hotelaria de lazer no Brasil, impulsionado por uma retomada sólida do turismo e pela valorização dos destinos nacionais. A Costa do Sauipe acompanha esse movimento em ritmo acelerado em seu novo ciclo, com investimentos estruturantes e reposicionamento do destino, sempre com a operação presente e atuante para garantir que cada entrega reflita esse novo patamar.

Um dos marcos mais recentes foi a inauguração do Sol Grand Premium, hotel que foi revitalizado e já reconhecido internacionalmente pelo prêmio Travellers’ Choice Best of the Best do Tripadvisor. Esse reconhecimento, que parte diretamente da avaliação dos hóspedes, reforça o nosso compromisso com a excelência, colocando o hotel entre os 1% mais bem avaliados.

Nos próximos anos, a Aviva avançará no destino com a revitalização de outras unidades hoteleiras, como o hotel Mar, que será entregue como Mar Premium no início do próximo ano, e com projetos inovadores como o InCanto Residence Club, um modelo inédito de timeshare no país, e o Hot Park Costa do Sauipe, primeiro parque aquático de grande porte da Bahia, que certamente vai impulsionar ainda mais a demanda no complexo de Costa do Sauípe. São investimentos que reposicionam o destino para públicos ainda mais exigentes e conectados à experiência, e que contam com toda a estrutura de operação preparada para sustentá-los.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Aviva