Com o desemprego recorde, muitos profissionais de hotelaria estão buscando recolocação. A parte boa é que vagas estão sendo abertas no setor. Diante disso, ter um currículo atualizado e bem feito, destacando pontos fortes, parece óbvio, mas nem todo mundo consegue fazer. A reportagem do Hotelier News conversou com Lucila Quintino, sócia da HotelConsult, para pegar dicas infalíveis para o CV perfeito.

“Destaque as empresas onde trabalhou e o período, com mês e ano de início e fim, bem como os cargos ocupados. São essas informações que os recrutadores mais têm interesse em saber”, recomenda a headhunter especializada no setor hoteleiro.

Segundo a profissional, para um currículo completo, o mais importante são informações bem destacadas e claras. “Nem muito longo e nem tão curto, a ponto de faltar o básico. Deve ser objetivo, mas fornecendo informações que consigam vender o perfil à empresa contratante. A meta é deixar o recrutador curioso por fazer o primeiro contato”, pontua.

Outra dica da consultora é evitar currículos com mais de duas folhas. “É importante ter objetividade e facilitar ao máximo o recrutador para achar as informações-chaves”, acrescenta. Além de um CV bem feito, Lucila diz que simpatia, bom humor e estar disponível para a empresa são fatores fundamentais.

“Refiro-me, inclusive, para realizar atividades que o profissional nunca executou. Mostrar-se flexível durante o processo seletivo, pronto para aprender, é muito do que as empresas buscam”, explica. “Veja que até o momento não mencionei a respeito de competências técnicas, somente comportamentais. É isso que diferenciar um candidato de outro”, completa.

Currículo - dicas para montar_Lucila Quintino

Lucila: além de um CV objetivo, a especialista fala que competências comportamentais são vitais

Como montar um currículo ideal

Para auxiliar no processo, Quintino compilou algumas dicas práticas para o momento de construir o currículo ideal. Veja abaixo:

1) Utilize um modelo de CV para facilitar a elaboração.

2) Coloque suas informações de contato de forma completa.

3) Personalize seu CV conforme a vaga, colocando em “Objetivo”, o cargo pretendido.

4) Logo na primeira folha adicione sua formação acadêmica e inicie o histórico profissional. Caso sobre espaço na segunda folha, insira outras informações desejadas, como cursos extracurriculares e viagens internacionais feitas, entre outras.

5) Não se esqueça de adicionar o período em cada cargo e empresa, contendo mês e ano de início e fim de cada um.

6) Cuide da estética do CV e evite erros de português. Se necessário, revise-o várias vezes. Imprimir faz muita diferença, pois sua percepção aumenta.

7) Não faça o CV na primeira pessoa, nem no tempo passado.

8) Descreva as atividades e desafios exercidos em cada empresa. Se o profissional ocupou vários cargos na mesma empresa, pode-se resumir com as funções mais relevantes ou somente dar destaque para o último ou atual, caso essa seja a mais relevante para o cargo desejado. Tais atividades devem ser escritas objetivamente por meio de frases curtas.

9) Se você fala algum idioma estrangeiro, vale destacar isso também na primeira página.

(*) Crédito da capa: AndreoPolino/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/HotelConsult