Aeroporto Intercional de Guarulhos - balanço de 2019No total, terminal paulista recebeu 43 milhões de passageiros em 2019

Depois de números recordes em 2018, o Aeroporto Internacional de Guarulhos voltou a se superar. O terminal paulista fechou o ano passado com movimentação de 43 milhões de passageiros, superando os 42 milhões do ano anterior. Os números foram divulgados hoje (28) pela GRU Airport, administradora do aeroporto.  
 
Em 2019, Porto Alegre foi o destino com maior demanda de passageiros (8,21% dos voos domésticos). Na sequência aparecem Recife (7,04%) e Salvador (7,03%). Santiago (10,09%) liderou a lista das rotas internacionais, seguido por Buenos Aires (10,05%) e Miami (6,28%). Ao todo, mais de 292 mil chegadas e partidas do terminal paulista foram realizadas, incluindo a aviação civil e militar.

O comandante Miguel Dau, diretor de Operações do aeroporto, destaca o cenário positivo para justificar o desempenho recorde. Segundo ele, o crescimento do setor aéreo brasileiro em 2019 e a redução da alíquota do querosene sobre aviação em São Paulo ajudam a explicar o resultado. Isso porque novas rotas foram criadas pelas companhias aéreas nacionais e internacionais a partir do terminal. Ele acrescenta que 28,3 milhões de pessoas circularam em voos domésticos, contra 14,7 milhões em rotas para exterior.

O resultado, de certa forma, dá respaldo ao crescimento da hotelaria paulistana em 2019, como apontam dados do InFOHB. O mesmo cenário de expansão foi identificado pela ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo) em balanço recém-divulgado. Para o turismo como um todo, vale mencionar a importância do lançamento do stopover na capital paulista, que eleva o tempo de permanência do visitante na cidade e teve adesão de GolLatam e Azul.

Aeroporto Internacional de Guarulhos: projeções

Gustavo Figueiredo, presidente da GRU Airport, explica que, em 2019, a concessionária consolidou uma série de novos destinos. “No ano passado, foram criadas 26 rotas, das quais 10 foram para cidades que ainda não eram atendidas diretamente por Guarulhos”, destaca. “Ainda lançamos cinco operações internacionais, sendo três para destinos inéditos: Montreal, Munique e Ilhas Malvinas”, completa.

Segundo Figueiredo, o plano para 2020 é continuar estudando a demanda para novos destinos e estruturas novas rotas. “Por isso, nossa expectativa é lançar voos diretos para destinos como São Francisco, nos Estados Unidos, além do Caribe e da Oceania. Ainda estamos em negociação com as empresas aéreas”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Arquivo/Agência Brasil