';
confiança do consumidor - setembro

"Bem-vindos ao nosso novo portal! "

Peter Kutuchian
Founder & CEO
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Confiança do consumidor sobe pelo quinto mês consecutivo, aponta FGV

Por Nayara Matteis 23 de setembro de 2020

Seguindo os padrões de agosto, a confiança do consumidor manteve sua curva ascendente em setembro. De acordo com dados da FGV (Fundação Getulio Vargas), esta é a quinta alta consecutiva. Entretanto, as informações publicadas pela Reuters apontam que os níveis ainda estão longe do patamar pré-pandemia.

Este mês, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) cresceu 3,2 pontos, chegando a 83,4 pontos, ainda em nível inferior aos 87,8 pontos registrados em fevereiro deste ano, antes da crise causada pelo coronavírus. Segundo a FGV, a satisfação dos consumidores em relação à atual situação e expectativas para os próximos meses apresentaram melhora, uma vez que o ISA (Índice de Situação Atual) subiu 1,1 ponto, para 72,6 pontos. Já o IE (Índice de Expectativas) avançou 4,4 pontos, para 91,5.

Confiança do consumidor: população de baixa renda

Mesmo com a melhora no cenário, consumidores de baixa renda ainda estão pessimistas com a situação financeira familiar dos próximos meses. De acordo com Viviane Seda Bittencourt, coordenadora de sondagens, isso está possivelmente relacionado à proximidade do fim dos pagamentos dos benefícios emergenciais do governo

“Sem uma recuperação do mercado de trabalho mais expressiva, é possível que a confiança ainda continue avançando de forma lenta e heterogênea”, afirma a profissional. O governo federal publicou em 16 de setembro um decreto que confirma a prorrogação do auxílio emergencial até o final deste ano, com valor de 300 reais por mês.

(*) Crédito da foto: Paulo Whitaker/Reuters