Uma semana após a chegada do AI Overview (ou visão geral criada por IA), nova funcionalidade do mecanismo de buscas do Google com base em Inteligência Artificial generativa, especialistas em marketing digital começam a avaliar seus potenciais impactos em tráfego por meio da plataforma de buscas. Assim, avaliações iniciais apontam para uma consolidação de empresas mais bem posicionadas em suas estratégias de conteúdo e menor impacto em anúncios pagos, revela o InfoMoney.

Este novo cenário traz reflexões importantes para a hotelaria, que tem trabalhado diversas estratégias no metabuscador, e também se utilizado da IA como aliada. Desde o dia 15 de agosto, o Google passou a dar respostas em português para usuários brasileiros de algumas das pesquisas. A nova ferramenta usa linguagem natural, com base no recurso, para resumir conteúdos de resultados de suas páginas.

Durante anos, as buscas têm se transformado em um ponto importante da estratégia de marketing digital das empresas. Com o SEO (sigla para search engine optimization, ou otimização para mecanismos de buscas, em tradução livre), ações com o objetivo de levar conteúdos próprios aos primeiros resultados do Google, companhias encontraram um caminho para melhorar margens de investimento na comparação com anúncios pagos, bem como melhor direcionamento à intenção de compra de clientes.

Empresas buscam atrair acessos a suas páginas por meio de estratégias de tráfego orgânico, que incluem desde conteúdos genéricos até específicos. A nova funcionalidade do AI Overview deve impactar principalmente os conteúdos genéricos, segundo Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil, pois as respostas geradas tendem a aparecer mais em pesquisas informativas.

Nova ferramenta

Diferente de chats como o ChatGPT, o AI Overview não permite interações, mas oferece links em tempo real e respostas que integram conteúdos de diversas fontes. É uma evolução do featured snippet do Google, adequado ao comportamento dos usuários, que cada vez menos rolam a página de busca.

Especialistas afirmam que usuários, especialmente jovens, estão se envolvendo mais com respostas do AI Overview. Entretanto, as grandes atualizações no algoritmo podem gerar instabilidades nas métricas de posicionamento nas buscas, dificultando a avaliação dos resultados.

Apesar do curto período de implementação no Brasil, acredita-se que marcas bem posicionadas continuarão a dominar as principais referências no mecanismo de busca, fortalecendo suas estratégias de branding. Nos Estados Unidos, uma pesquisa da BightEdge mostrou que apenas 7% das buscas utilizavam o AI Overview um mês após seu lançamento, refletindo os desafios enfrentados pela ferramenta, que apresentou respostas errôneas em seu início.

(*) Crédito da foto: Pixabay