Lives, webinars e eventos híbridos explodiram em todos os segmentos durante a pandemia. Alternativa para manter o segmento Mice em atividade, os modelos vieram para ficar. Na hotelaria, empreendimentos independentes e grandes redes adotaram a solução como forma de atrair clientes corporativos enquanto a demanda de hospedagens não dá sinais de recuperação. E como manter o mesmo engajamento e medir o ROI (retorno sobre investimento) das ações?

O consultor em Marketing Digital e Eventos da Plano A by PA, Paulo Amorim, listou 10 dicas de como calcular o ROI tanto para eventos próprios como patrocinados. Entre os principais pontos abordados estão audiência, plataformas, interação do público e investimentos em atrações e palestrantes.

ROI: dicas

Confira as dicas apresentadas pelo consultor que podem fazer a diferença na performance do seu evento:

1) Medição de audiência bruta: aqui vale para o caso de convidados fechados (convidados x participantes) ou evento aberto como lives (meta estipulada x participantes – alcance)

2) Tempo de permanência médio do participante/duração do evento: vale para ambos os casos e pode ser decisivo no planejamento dos próximos eventos.

3) Engajamento: existem várias formas de medir engajamento, mas aqui vale a dica de consolidar todos os dados de participação em um slide único diferenciando e apresentando as especificidades de cada origem.

4) Participação em chat disponível: calcular quantidade de mensagens enviadas, perguntas e interações via ferramenta utilizada. Pode ser ter um número geral ou qualificar de acordo com o perfil do evento.

5) Interações via redes sociais: mesmo conceito do chat pode ser dividido via rede sociais utilizadas (Instagram, LinkedIn, Facebook, Youtube etc)

6) Pós evento: alguns evento ficam disponíveis offline para visualização, como por exemplo, no Youtube. É possível estabelecer um parâmetro de meta de período e, com ação ativa de marketing, aumentar o número de visualizações.

7) Testar escolha de plataforma e canais: Zoom? Teams? Youtube? Instagram? É importantíssimo identificar onde esta maior aderência com seu publico e o perfil do seu evento. O foco é audiência? Engajamento? Conteúdo?

8) Tempo de tela principal: no caso de eventos com salas e mais complexos, importante fazer a medição e comparação durante a parte na tela principal e divisão em salas.

9) Investimento em palestrante/atração x audiência: talvez aqui seja bem mais facil de medir o interesse de acordo com a programação do evento. Já fez esse estudo?

10) Avaliação final: disponibilizada via QR Code normalmente, podem fechar e montar um belo relatório de ROI

(*) Crédito da foto: Comunique-se